Area de Interesse: (clique aqui)
Arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer): Arquitetura moderna implementada nos microprocessadores (e.g., Motorollas Power PC). Técnica usada com o objetivo de acelerar o processamento de poucas e eficientes instruções. Esta arquitetura implementa técnicas de "pipeline" nas microoperações internas do processador, permitindo a realização de uma instrução a cada ciclo de relógio.
Binário: Um sistema a dois estados simbólicos. Geralmente são representados em 0 e 1.
Bitmap x Vetorial: ver pagina em anexo sobre Bitmap x Vetorial .
CCD - Charge Coupled Device : Um dispositivo "charge coupled device", dito de carga-acoplada é um dispositivo semicondutor onde um conjunto isolado de cargas são transportados de uma posição do semicondutor para uma posição adjacente, através de pulsos de "clock" por portas digitais sequênciais. As cameras que usam tais dispositivos transferem suas cargas de uma região sensível a intensidade luminosa a uma região protegida da intensidade luminosa. O intervalo de tempo define o tempo de exposição da camera à luz.
Computação Gráfica: Método no qual os dados de entrada são processados e o produto final e uma imagem ou uma sequência de imagens (filme). Esta pode ser vista através de um dispositivo de saída gráfica.
Corrente de Fundo: A corrente gerada em um fotosensor colocado em um ambiente totalmente escuro. O ruído de fundo ("dark noise") é expresso sob a forma de uma corrente.
Distâncias: (clique aqui)
Espaço de Medidas: Espaço a N-dimensões onde cada dimensão (ou eixo) representa uma "feature" (característica) do objeto. Nos bons espaço para reconhecimentos de formas as nuvens de pontos devem ser isoladas uma das outras.
Filtragem: (clique aqui)
Imagem Binária (Binary Image): Uma imagem constituída de somente dois níveis de cinza, e.g, um deles representando o objeto o outro representando o fundo. São bastante usadas em processamentos e análise de imagens devido a simplicidade e velocidade de tratamento.
Imagem RGB (Full Color): A imagem é representada através das três cores básicas R(Vermelho), G(Verde) e B(Azul). Cada uma das componentes ocupa 8 bits (ver Representação em 8 bits). Temos uma representação real em 24 bits e podemos representar 16.7 milhões de cores. Os padrões atuais (JPG e TIFF adotam este tipo de representação).
Look-up Table: ver pagina em anexo sobre Look-up Table .
Níveis de Cinza: Variação dos valores de branco até preto passando por níveis intermediários de cinza. Tipicamente a cor preta é associada ao nível 0 e a branca ao nível 255 (ver representação em 8bits).
Número f ou f/Stop: Relação entre a distância focal de uma lente e seu diâmetro de entrada.
Padrão RS-170: Padrão definido pela EIA (Electronics Industries Association) para os sistemas de televisão monocromático. Específica um uma amplitude máxima (pico-a-pico) de 1.4 volts, incluindo os pulsos de sincronismo vertical e horizontal.
Pixel: (clique aqui)
Processamento de Dados: Método no qual o computador recebe uma quantidade de dados e após processamento devolve, na saída, dados da mesma natureza; como por exemplo na movimentação diaria de uma conta bancária, onde débitos e creditos são processados para fornecer o saldo no final de cada dia.
Processamento Digital de Imagens: Método pelo qual o sistema recebe como entrada uma imagem que, após processada, produz outra imagem como saida. Essa imagem pode ser observada em um dispositivo gráfico. Um exemplo clássico desta área e o processamento de imagens provenientes de satélite, onde o objetivo e colorizar ou realçar detalhes de regiões. Veja um sistema padrão aqui.
Reconhecimento de Formas: Classificação de objetos ou imagens em categorias prederminadas, usualmente através de métodos estatísitcos. Existem os métodos supervisionados (no qual o sistema exige a presença de um supervisor para aceitar criar as classes) e não superviosonados (no qual o sistema-algoritmo tenta sozinho separar o espaco de medidas diferentes categorias ou classes) - veja também espaço de medidas. Veja mais detalhes aqui.
Representação em 8 bits: Uso de um byte (conjunto de 8 bits) para representar valores entre 0 e 255 = (2 elevado a 8 potencia)-1.
Segmentação: (clique aqui)
Transformada de Fourier: Técnica utilizada para converter dados de um domínio X (espaço) para o domínio 1/X (frequência espacial). A transformada de Fourier representa a soma de uma série de formas de onda senoidais com diferentes amplitudes, fase e frequência. Pode ser uma utilizada em processamento digital de imagens quando queremos conhecer frequências espaciais de um determinado padrão.
Vetorial x Bitmap: ver pagina em anexo sobre Bitmap x Vetorial .
Visão Computacional: A área de visao computacional tem por finalidade obter, a partir de uma imagem (entrada), informações geométricas, topologicas ou físicas sobre o cenário que deu origem a esta imagem. Nesta area podemos lancar mao de técnicas de reconhecimento de formas com o objetivo de classificar padrões ou objetos dentro da imagem. Este domínio tem, por exemplo, grandes aplicações na robótica onde o objetivo é prover o sentido da visão aos robos.
Última Modificação: