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Inicialmente é importante justificar a escolha da palavra "oficina" no título do projeto. Pretende-se com ela deixar clara a concepção de que o aprendizado lúdico e informal planejado aqui será tão mais eficiente quanto maior for a capacidade do grupo de resgatar as relações pessoais mestre-aprendiz, típicas das atividades artísticas e artesanais. O espaço físico para esta oficina já foi cedido pela Direção do IF-UERJ e funcionará na sala 3017 do Bloco F, 3º andar. Ela abrigará a infra-estrutura computacional necessária ao projeto, e será o espaço onde os alunos terão à sua disposição variado material de desenho e poderão se reunir para criar seus quadrinhos.
O ponto de partida do projeto é a formação de uma grande rede interdisciplinar e multi-institucional, envolvendo profissionais de diversos níveis, alunos de graduação e de nível médio, implementada, paulatinamente, a partir das reuniões do grupo. Tão logo todos os convidados opinem sobre o projeto, será marcada uma primeira reunião com todo o grupo. Nesta ocasião, todos se apresentarão e destacarão seus interesses particulares, após o que o grupo definirá o número de alunos que participarão do primeiro ano do projeto. Na segunda reunião, com todos os alunos, o coordenador geral explicará os objetivos e a metodologia do projeto e solicitará aos alunos que criem seus personagens. Os pesquisadores e professores definirão as disponibilidades de horário em que poderão estar presentes à Oficina. Os alunos deverão estudar pela manhã ou à noite, tendo disponível a maioria das tardes para participarem das diversas atividades do projeto. Portanto, as atividades de aula, seminários e exibição de filmes que visam à formação de conteúdo e de arte serão, sempre que possível, previstas para o período da tarde. Todos os alunos receberão as explicações de todas as áreas do projeto, através, sempre que possível, de um processo de redescoberta orientada. Em outras palavras, os professores e pesquisadores deverão estimular os alunos a criarem as situações para as quais gostariam de ter maiores explicações e, a seguir, induzi-los a refletir e fazer suas próprias descobertas. Deixaremos, neste processo, que as afinidades pessoais e identidades com este ou aquele assunto, e mesmo com os professores, determinem quem vai desenhar uma particular tirinha ou uma particular história em quadrinhos. Os professores e os pesquisadores se reunirão com freqüência para definirem os conceitos que serão trabalhados com os alunos, levando em conta, principalmente, a experiência de sala de aula dos professores de ensino médio, que apontarão as maiores dificuldades que os alunos normalmente demonstram no aprendizado. Discutirão também a questão da interdisciplinaridade.
Os temas e as formas de abordagem do trabalho estão definidos de acordo com os objetivos do projeto. Outro objetivo é dar uma formação básica de informática para todos os alunos. Nesta e em todas as demais atividades da Oficina, os alunos serão constantemente incentivados a trabalharem em grupo. Periodicamente haverá reuniões da equipe de professores para avaliação do andamento do projeto e do material produzido. Mensalmente toda a produção da Oficina será disponibilizada no seu site e, na medida do possível, em transparências para que os professores/co-autores possam utilizar e testar de imediato o material em suas turmas. |
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