Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Objetivos do Projeto

 
   
É gostoso escrever e imaginar.
Os desenhos nos fazem sonhar.
As palavras nos fazem pensar.
As histórias nos fazem viajar por um mundo desconhecido.
Gleidson de Castro Araújo
Aluno do Ensino Médio
CIEP 169 – São João de Meriti
 
  Objetivos Gerais
  • Criar uma oficina de produção de tirinhas e de histórias em quadrinhos, tendo como meta priorizar uma pedagogia que contemple articulações entre ensino-aprendizagem e conhecimento-sociedade, integrando metodologicamente os conteúdos das disciplinas curriculares, através da produção artística.
  • Contribuir para que o aluno possa ser um ator importante na difusão do conhecimento a partir de um processo que se inicia nos processos didáticos e culmina com seu ato criativo, processo esse que deverá lhe dar uma nova dimensão dialógica do processo ensino-aprendizado.
  • Contribuir para o aprimoramento dos professores que participarão do projeto, no tocante às técnicas e metodologias de ensino, bem como daqueles que, fora da oficina, posteriormente, terão contato com o material ali produzido, como agentes desencadeadores de outros processos criativos em situações diversas.
  • Enfatizar e incentivar a produção artística não apenas como instrumento didático, mas como produção estética autônoma inserida na cultura e na sociedade.
  • Criar e desenvolver técnicas e metodologias facilitadoras da transferência de conhecimentos na própria oficina, em sala de aula, através do ensino à distância e na vida prática, imprimindo à produção do conhecimento um aspecto lúdico e estético.
 
Objetivos Específicos:
  • Criar uma rede integrada de pesquisadores, professores, alunos de graduação e alunos de ensino médio dedicada à produção de novas tecnologias educacionais, a partir de uma análise crítica da atual situação do ensino básico, médio e superior (das Licenciaturas).
    Incentivar os alunos participantes a traduzirem em linguagem artística (tirinhas e charges) os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula e na oficina.
  • Possibilitar ao estudante a consolidação dos conteúdos trabalhados nas escolas, bem como a ampliação dos mesmos.
  • Detectar as dificuldades mais freqüentes dos alunos em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do projeto.
  • Produzir material didático lúdico, utilizando a linguagem dos quadrinhos, para o segundo segmento do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries) e para o ensino médio.
  • Contribuir para a formação dos futuros professores (licenciandos) a partir do aprimoramento de conteúdos específicos, preparando-os para estar sempre abertos ao novo.
  • Estimular nos professores a capacidade criativa a fim de que possam formular a própria metodologia de ensino, estruturada em sua experiência e na vivência de suas turmas.
  • Buscar a interdisciplinaridade tanto na confecção dos materiais, como na utilização dos mesmos.
  • Habilitar professores para a elaboração e produção de materiais didáticos voltados para o ensino à distância, bem como prepará-los para utilização e monitoria dos alunos alcançados pelo projeto.
  • Criar competência no grupo, ao longo do projeto, para a produção de multimídia baseada em desenhos animados, voltados para o ensino básico.

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ