Todo buraco negro tem um ‘horizonte’ ao seu redor. Essa fronteira virtual determina se uma partícula poderá ou não escapar dele. Antes de cruzar essa superfície bidimensional, ainda é possível para uma partícula desviar e escapar de cair dentro do buraco negro. Mas, ultrapassado o horizonte, qualquer corpo está fadado a um destino cruel: ser sugado pelo buraco negro e só ser devolvido ao mundo exterior na forma de radiação.
Área do horizonteUma propriedade interessante dos buracos negros é que a informação contida nele é proporcional à área de seu horizonte. Esse fato é surpreendente, pois, normalmente, se esperaria que a quantidade de informação contida num objeto fosse proporcional ao seu volume. Por exemplo, a informaçãocontida num livro é proporcional ao tamanho de uma página bidimensional multiplicado pelo numero de páginas do livro
Superfície bidimensionalUm exemplo no qual toda a informação é contida em uma superfície bidimensional é o de uma foto holográfica. Por isso, essa propriedade da informação nos buracos negros (ou seja, o fato de a informação contida nele ser proporcional à área de seu horizonte) é chamada ‘princípio holográfico’. Recentemente, essa propriedade holográfica de buracos negros foi explicada com a ajuda da teoria de supercordas.
![]() |
Chandra X-Ray Observatory / NASA |