Natureza dos Mensageiros
 
Extraterrestre na Terra

Meteoritos são objetos naturais compostos de rocha, metal ou uma mistura de ambos que sobreviveram à queda do espaço, caindo na Terra. Estima-se que, a cada ano, entre 40 mil e 60 mil toneladas de material extraterrestre aterrissam em nosso planeta, vindos de três fontes bem determinadas. A grande maioria dos meteoritos (cerca de 97%) é originária de asteroides. Poucos vêm da Lua ou do planeta Marte. Evidências sugerem que um tipo muito raro de meteorito pode ter vindo de cometas.

Janela para o passado

Meteoritos origi- nários de asteroides são os mais antigos objetos disponíveis para estudo – são verdadeiros testemunhos dos primeiros estágios da formação do Sistema Solar, formado há 4,57 bilhões de anos. Portanto, o estudo dos meteoritos abre uma janela para tempos passados, permitindo conhecer os processos que formaram e configuraram o Sistema Solar, os planetas, as luas, os asteroides e os cometas nele contidos, incluindo a Terra.

O três tipos

Os meteoritos são divididos em três tipos principais, com base em sua composição: i) os rochosos são compostos principalmente de silicatos, semelhantes aos contidos em rochas terrestres; ii) os de ferro, cuja composição é uma liga ferro-níquel; iii) os mistos, que contêm uma mistura de ferro-níquel metálico e silicatos.