Locais e Nomes
Milhares por ano

A cada ano, milhares de meteoritos aterrissam na Terra. Em todos os continentes, regiões onde a geografia e o meio ambiente favorecem a preservação e a concentração dos meteoritos milhares deles foram encontrados e recolhidos.

Achados e caidos

Meteoritos encontrados depois da queda, por acaso, em missões de coleta, são deno- minados ‘achados’. Ganham o nome de ‘caídos’ aqueles cuja queda é testemunhada e que são subsequentemente recolhidos. Até janeiro de 2009, foram registrados em torno de 40 mil achados e mais de mil caídos.

Nome de batismo

Os meteoritos são usualmente nomeados segundo a cidade ou a locação geográfica onde caíram ou foram encontrados. Em regiões desérticas quentes (por exemplo, Saara) ou frias (Antártida), nas quais milhares de meteoritos podem ser encontrados em uma área relativamente pequena, sua nomeação está relacionada com a região geográfica onde foram encontrados, acrescida de um numero (exemplos, Allan Hills 84001, Dhofar 342). Os nomes de novos meteoritos precisam ser aprovados pelo Comitê de Nomenclatura da Sociedade Meteorítica (Meteoritical Society), organização internacional de pesquisa nessa área.

Zonas férteis

O maior número de meteoritos encontrados nas ultimas décadas resulta do conhecimento que se tem atualmente de que certas regiões desérticas do planeta são lugares muito férteis para encontrar esses objetos. Anualmente, instituições científicas organizam excursões para desertos quentes e frios.