A Rede Sun do CBPF iniciou com a doação, pelo CNPq em 1991, de 6 (seis) estações de trabalho.


Nasceu então a 1a Rede de Computadores do CBPF sem acesso restrito aos pesquisadores, pois antes, já existia a Rede do Lafex (um dep. do CBPF) para seus pesquisadores.

A rede inicialmente contava apenas com uma impressora matricial Rima e nenhuma unidade de backup.

A aceitação do UNIX na área científica, o bom desempenho das máquinas1 , em cálculos pesados, tornáva-as muito disputadas pelos físicos, que utilizavam-nas em seus trabalhos. Essa ocorrência levou o CBPF a comprar novas estações, mais precisamente 4 (quatro) estações.

Configuração das Estações Antigas

  • Sparc 2, com 32 Mb de memória, 100 Mb de swap e processador numérico de ponto-flutuante de 4.2 Mflops;
  • Sparc SLC, com 8 Mb de memória, 16 Mb de swap e com processador numérico de 1.2 Mflops;
  • Sparc Classic, com 24 Mb de memória, 48 Mb de swap e processador numérico de 4.6 Mflops.
  • As Sparc 2 eram denominadas cbpfsu1 e cbpfsu2;
  • As Sparc SLC eram denominadas cbpfsu3, cbpfsu4, cbpfsu5 e cbpfsu6;
  • As Sparc Classic são denominadas cbpfsu7, cbpfsu8, prtc e cat1.


Junto com elas, chegaram uma impressora Sparcprinter (PostScript com resolução de até 400 dpi), uma unidade leitora de CDROM (2x), uma unidade de fita magnética de 1/4" -- DC6150 (150 Mb), e uma unidade de fita de 4mm -- DAT (5Gb).

Durante alguns anos o no de estações SUN permaneceu inalterado, apenas alguns discos (HD's) foram comprados devido ao crescente no de usuários.

O grande salto foi dado quando a Rede interna (já composta, também, de uma Rede de PC's e um Servidor Netware) conseguiu acesso a Rede Mundial (Internet) através de ligação com o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). Até então, os serviços utilizados da Internet eram ftp, telnet, e-mail (principalmente), etc.

Maio de 1995, é instalado o servidor HTTP do CBPF, em uma Sparc Classic (cat1) -- Outro grande salto. Daí então o CBPF passou a existir para a Word Wide Web. A Instituição podia se mostrar para o mundo, a Rede Web começava a tomar o seu lugar na Internet, sua importância foi tão grande, que hoje em dia o nome Internet é utilizado como sinônimo de Rede Web. No CBPF, antes da implementação do servidor Web, utilizava-se a Web como cliente através do Mosaic (Browser do Cern).

Março de 1996, novas estações chegam ao CBPF, com elas o novo Sistema Operacional da SUN -- O Solaris 2.5. Até então o único sistema Unix das estações era o SunOS 4.1.3 com ambiente gráfico Open Windows -- conhecido como Solaris 1.

Assim, a nossa Rede Sun tornou-se heterogênea, o Solaris 1 e 2 conviviam juntos. O novo sistema seguia uma nova filosofia de implementação. Um grande empenho da administração da Rede foi necessário para manter essa convivência pacífica -- era necessário compatibilizar a maior parte possível dos aplicativos e programas de usuários.

Atualmente, existem mais de 40 (quarenta) máquinas SUN disponíveis no CBPF e muitas Notas Técnicas publicadas sobre a Rede SUN.


1 Nota:
Todas as Estações Sun são modelos de máquinas RISC (Reduced Instruction Set Computer). Este tipo de modelo se empenha em reduzir o no de instruções do processador, com a intensão de torná-los mais rápidos, além de aumentarem o no com a mesma intensão.

Normas de Uso Equipe Técnica Questões Mais Freqüentes Notas Técnicas SOL - SUN HPC
Programas e Utilitários Segurança de Redes Links sobre UNIX Performance das Máquinas Seminários


sun@cbpf.br