Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Ciências Humanas - UERJ

2003

Questão 47
1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

Nessa charge, a “estranha sensação” do personagem indica o desconhecimento do conceito de:

“O sr. nada tem que fazer em
casa dos srs. deputados...
Só pode atacar as casas dos particulares, e não as poupe;
é carregar pra frente no povo miúdo.”

 

EXÉRCITO AUMENTA APOIO À
CAMPANHA DE COMBATE AO DENGUE

Brasília. (...) atendendo a solicitação do Ministério da Saúde, o Comando Militar do Leste foi autorizado a aumentar o apoio dado aos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que combatem a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. O Exército apóia os agentes em transporte, alimentação e alojamento. Segundo a nota, é significativo o número de militares que participam agora diretamente de ações que objetivam conter a epidemia de dengue.

(J. Carlos. In: LEMOS, Renato (org). Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)  
(Radiobrás, 19/02/02)

Tanto a legenda da charge quanto a notícia atual evidenciam aspectos da atuação do poder público numa situação de combate a epidemias.
Comparando os dois contextos, essa atuação e essa intervenção no combate à epidemia podem ser caracterizadas, respectivamente, pelos seguintes traços:

(A) maior eficácia nas áreas rurais e menos habitadas – permanência e predomínio da iniciativa privada
(B) ação ampla em bairros periféricos e menos atingidos – responsabilidade das instituições beneficentes
(C) maior competência em áreas privilegiadas e menos afetadas – descentralização por instituições municipais
(D) autoritarismo sobre a população carente e menos esclarecida – integração e aparato técnico de instituições federais

Questão 51
1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

Os desenhos que retratam Getúlio Vargas sugerem mudanças nas suas opções políticas ou ideológicas, ao longo das décadas de 1930 e 1940.
Pode-se dizer que, na seqüência de 37 a 45, eles caracterizam, respectivamente:

(A) simpatia pelo fascismo e aproximação com a Alemanha – aliança com os EUA e afastamento do Eixo – guinada à esquerda e fundação do PTB
(B) nacionalismo e intervencionismo estatal – apoio ao imperialismo norte-americano e fundação de novos partidos – internacionalismo e criação da CLT
(C) influência do peronismo e aproximação com a Argentina – militarismo e disputa por hegemonia
na América Latina – aliança com Prestes e apoio dos comunistas
(D) ditadura estadonovista e aproximação com o fascismo italiano – populismo e estatização de
empresas – apoio à política stalinista para a América Latina e legalização do PCB

Questão 63
1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

A história em quadrinhos abaixo ilustra o encontro de dois personagens que comentam como ambos possuem, na atual ordem internacional, “objetivos comuns”.
A afirmativa que conjuga uma avaliação quanto aos supostos “objetivos comuns” destes dois personagens com uma justificativa para esta avaliação é:

(A) não existem, pois o personagem da esquerda representa o lucro, e o da direita o idealismo
(B) não existem, pois o personagem da esquerda representa o mundo capitalista, e o da direita o bloco socialista
(C) existem, pois os personagens representam a estratégia política e a força militar da manutenção da ordem internacional
(D) existem, pois os personagens representam o aspecto assistencialista e o aspecto policial na superação do subdesenvolvimento

Questão 64
1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.


(Raul Pederneiras. In: DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Codecri, 1984.)

O desenho, do início do século XX, mostra de forma esquemática e bem-humorada como os diversos gêneros musicais marcavam os bairros do Rio de Janeiro daquela época.
A respeito dessa associação entre bairros e gêneros musicais, é possível concluir que o desenho caracteriza:

(A) os bairros junto ao porto como áreas de difusão de estilos musicais importados
(B) a Zona Norte como lugar de estilos influenciados pela cultura musical norte-americana
(C) a Zona Sul como espaço de distanciamento entre as manifestações musicais e o público
(D) os bairros próximos ao Centro como palco de estilos com letras e instrumentos de origem popular

Questão 47
2º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

A charge de Ziraldo relaciona o autoritarismo ao nacionalismo característico dos governos militares brasileiros, porque faz a seguinte denúncia:

(A) a palavra de ordem seguia uma diretriz de patriotismo obrigatório
(B) o nacionalismo militarista supunha a negação da exploração capitalista
(C) o abandono do país significava a manutenção de fé no futuro da nação
(D) o autoritarismo tinha um respaldo inegável dos diversos segmentos sociais

Questão 49
2º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

(STORNI, 1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura.
Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)

A dominação dos grandes proprietários rurais durante a República Velha deu origem à expressão popular “voto de cabresto”, mecanismo eleitoral que resulta de:

(A) influência política das oligarquias regionais
(B) adaptação do campesinato à realidade do mundo urbano
(C) inconformismo do eleitor nas pequenas cidades do interior
(D) submissão dos trabalhadores rurais aos valores soberanos das cidades

Questão 63
2º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2003.

JK – Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira.
Que mais quer?
JECA – Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!

(STORNI, 1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura.
Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)

O texto e a charge representam, de formas diferentes, um dos principais dilemas do desenvolvimentismo no governo Juscelino Kubitschek, durante a 2a metade da década de 1950.
A alternativa que melhor apresenta esse dilema é:

(A) os contrastes culturais e educacionais entre as elites paulistas e nortistas
(B) a desigualdade política e ideológica entre as oligarquias nordestinas e sulistas
(C) a defasagem histórica e tecnológica entre o setor petrolífero e o agroexportador
(D) as disparidades econômicas e sociais entre os setores agrário e urbano-industrial

 

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