Educação Através de Histórias em Quadrinhos

 
 
Lance no Rio

Maurício de Souza no Rio

Após anunciar a criação do Parque da Mônica, um megaprojeto ao estilo Disney, oferecendo num único espaço, área de lazer, hotéis, restaurantes, parque de diversão, atrações (casas) representando cada um dos personagens da Turma, e após participar da Sexta Bienal do Livro, também em Fortaleza, o desenhista Maurício de Sousa está no Rio de Janeiro, onde faz palestra às 14 horas do dia 11 de setembro no Plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Após a palestra "Arte e Ciência na Turma da Mônica", haverá debate com a participação de Francisco Caruso Neto, pesquisador e professor, mestre [sic.] em física pela Universidade de Turim, um incansável batalhador pela melhoria do ensino e que trabalha com quadrinhos para ensinar ciências, em especial a Física. O site do evento: http://ciearte.ioc.fiocruz.br. (p. 4)

Aprendendo Física Pelos Quadrinhos

Fernanda Lima

Francisco Caruso, professor adjunto da UERJ e pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, traz à tona um projeto inovador voltado para o ensino e a divulgação da Ciência. A Oficina EDUHQ (Educação através de Histórias em Quadrinhos) faz com que alunos - a maioria de escolas públicas - aprendam conceitos básicos de diversas áreas e traduzam este aprendizado para uma produção artística. Para a realização do projeto foi criada uma rede de pesquisadores, professores universitários, alunos de graduação, professores e alunos do ensino médio, além de diversas instituições de ensino e pesquisa do estado.

Por enquanto, as tirinhas estão sendo divulgadas eletronicamente em alguns sites na internet. "Por um lado, procuramos contribuir para a melhoria de conhecimento dos alunos, e sobretudo de sua auto-estima, por outro lado, pretende-se que este material exposto nos sites possa se rusado por professores", conta Caruso, que atualmente é Superintendente de Divulgação Científica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Segundo ele, professores vêm utilizando o material em salas de aulas, com sucesso, e algumas das tiras já foram utilizadas para a formulaçãp de vestibulares e outros exames.

Um novo site da EDUHQ será lançado em breve num Simpósio organizado pela Fiocruz, intitulado "Ciência, Arte e Cidadania". Nesta mesa-redonda quem participará também é Maurício de Sousa.

Assim, é importante saber a opinião do desenhista sobre o projeto. "Caso considere a EDUHQ socialmente relevante, nos sentiríamos honrados se o Maurício pudesse fazer a apresentação do novo site, que está muito bonito. Quem sabe ele não ofereça uma oportunidade para alguns alunos estagiarem com sua equipe?", planeja Caruso.

Para quem interessar, os trabalhos da EDUHQ estão expostos nos sites:
www.cbpf.br/eduhq e www.cbpf.br/tirinhasdefisica (p. 5)

 

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ