Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Monografia

 
  MARIA CRISTINA SILVEIRA DE FREITAS

DA MOTIVAÇÃO E DE SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do Curso de Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional, da Universidade Iguaçu, tendo como orientadora a Professora Ana Valéria de Figueiredo.

Apresentada e discutida na Faculdade de Educação e Letras da UNIG, em 26 de dezembro de 2002, e aprovada com nota 10 com louvor, com “indicação para publicação e aprofundamento com referencial nos estudos culturais”.

A meus filhos, Abner, Adson e Milena Cristina,
motivação permanente e silenciosa
em minha vida.

“(...) um professor que consegue
manter seus alunos motivados
tem ganha metade da batalha.”
Maria Apparecida Mamede-Neves

AGRADECIMENTOS

À professora Ana Valéria de Figueiredo, pela orientação e ajuda na elaboração desse trabalho.
À Coordenação Acadêmica do Vestibular da UERJ, por ter gentilmente cedido gráficos e tabelas para respaldar minha pesquisa.
Aos professores Stella Maris, Vitor Oguri, Mirian de Carvalho e Roberto Moreira, pela leitura, sugestões e críticas, que, de alguma forma, contribuíram para o enriquecimento e maior clareza do texto.
À professora Irma de Freitas Rodrigues, por seu exemplo e estímulo inesquecíveis, que me ensinaram o valor e a força da motivação.
Ao professor Marco Antônio Vieira, que, com simplicidade e competência, motivou-me a estudar, com prazer, Pedagogia.
Aos alunos da Oficina EDUHQ, que me ensinaram bem mais do que eu pretendia aprender.
À amiga-irmã Gilvani Sizenando Ribas, por dividir comigo a maternidade de Abner, Adson e Milena Cristina, dando-me, assim, tempo para me dedicar a este trabalho, sem que carinho e atenção lhes faltassem.
À minha mãe Maria Joanna de Oliveira Silveira (in memoriam), por ter sempre me motivado a estudar e a buscar meus ideais, não esperando simplesmente que as coisas aconteçam, mas fazendo algo para que se realizem.
A Francisco Caruso, co-orientador deste trabalho e minha maior motivação para seguir em frente, que, por me incentivar sempre a buscar com ousadia meus ideais, não somente agradeço, como também dedico esta monografia.

RESUMO

O conceito de motivação é revisto e enfatiza-se seu papel e sua importância no processo de aprendizagem. Toma-se como estudo de caso o Projeto da Oficina de Educação através de Histórias em Quadrinhos – EDUHQ – da Uerj, importante iniciativa, que, integrando a arte e o ensino em uma nova pedagogia, motiva e desperta o interesse do aluno para os estudos. Com base em um questionário, aplicado a dois grupos independentes, procura-se identificar o que os estudantes entendem por motivação e o que consideram necessário reformular na escola para torná-la mais motivadora. Mostra-se que “mudar o modo do professor dar aula” é considerado imperativo pela maioria dos alunos da Oficina EDUHQ para alcançar este objetivo. Sugerem-se algumas iniciativas que as escolas podem adotar, tomando por base os resultados desse trabalho.

ABSTRACT

The concept of motivation is reviewed and its role and relevance to the process of learning is stressed. The project of Education through Comics of the University of the State of Rio de Janeiro, is an important initiative that, by integrating art and teaching in a new pedagogy, motivates the student and arises their interest in learning. Analyzing the answers to a questionnaire applied to two independent groups, we identify what the students understand by motivation and the changes they deem as necessary to make attending school a more motivating experience. Most of the students involved in the project consider absolutely necessary a change in the way teachers work. Some initiatives are suggested that can be implement by schools based on the result of this work.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 - DA MOTIVAÇÃO: DOS CONCEITOS À CIDADANIA
     1.1 Definindo motivação
     1.2 Motivação: da sociedade pré-escolar à sociedade do futuro
     1.3 Motivação e Cidadania: uma leitura da LDB

2 - A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E A MOTIVAÇÃO
     2.1 Da relação
     2.2 Dos tipos de professor

3 - UM ESTUDO DE CASO: A OFICINA DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
     3.1. A Oficina EDUHQ
          3.1.1. Fundamentação teórica
          3.1.2. Objetivos
          3.1.3. Descrição
          3.1.4. A dinâmica de trabalho
     3.2. O porquê da escolha da Oficina EDUHQ
     3.3. Metodologia da pesquisa
     3.4. Tratamento estatístico
     3.5. Distribuição de Freqüências das Respostas às Perguntas do Questionário
     3.6. Resultados
     3.7. Conclusões

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

5 – BIBLIOGRAFIA

6 – ANEXO: Questionário aplicado aos alunos sobre motivação

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ