|
5. BIBLIOGRAFIA
ALVES, Nilda,VILLARDI, Raquel (Organizadoras). Múltiplas Leituras da Nova LDB: Ed. Dunya, Rio de Janeiro, 1999.
ARISTÓTELES. On The Soul: Livro III, Caps. 9-11 e Nicomachean Ethics: Livro III, Caps. 3 e 4, in McKEON, Richard (ed.) The Basic Works of Aristotle, New York, 1941.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso: Martins Fontes, São Paulo, 1990.
______. L’Intuition de L’Instant: Stock, Paris, 1992.
______. A Formação do Espírito Científico: Contraponto, Rio de Janeiro, 1996.
______. A Terra e os Devaneios da Vontade: Martins Fontes, São Paulo, 2001.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia Escolar: Ed. Ática, São Paulo, 4a. edição,1995.
BORDENAVE, Juan Díaz & PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Editora Vozes, Petrópolis, 4ª edição, 1982.
BRANDT, Richard. Ethical Theory: Englewood Cliffs, N.J., 1959, Cap. 12.
BRUNER, Jerome. O Processo da Educação: Ed. Nacional, São Paulo, 1972.
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil – Leitura Crítico-compreensiva artigo a artigo: Editora Vozes, Petrópolis,
8ª. edição, 2002.
CARUSO, Francisco. “Em defesa da Licenciatura”. Scientia (São Leopoldo) vol. 6, nº. 1, pp. 93-98 (1995).
CARUSO, Francisco, CARVALHO, Mirian & FREITAS, M. Cristina Silveira. Uma Proposta de Ensino de Divulgação de Ciências através dos Quadrinhos: CBPF, Ciência e Sociedade, CBPF-CS-008/02, dezembro de 2002.
DE MAIS, Domenico. O Ócio Criativo: Editora Sexteto, Rio de Janeiro, 4ª edição, 2000.
DORIN, Lannoy. Livro-Texto de Psicologia da Educação: Editora do Brasil - 4ª edição. São Paulo, 1978.
DORIN, Lannoy. Psicologia Geral: Enciclopédia de Psicologia Contemporânea. 1º volume, Livraria Editora Iracema Ltda., São Paulo, 1980.
EDWARDS, Paul (Editor in Chief). The Encyclopedia of Philosophy: Volume 5, Macmillan Publishing Co., New York, and Collier Macmillan Publishers, London, 1972.
ESTEVE, José M. “Mudanças Sociais e Função Docente” em NÓVOA, A. (ed.). Profissão Professor: Porto Editora, Porto, 2ª edição, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa: Editora Paz e Terra, São Paulo, 15ª edição, 2000.
FREUD, Sigmund. Beyond the Pleasure Principle: London, 1922.
______. General Introduction to Psychoanalysis: New York, 1943.
GADOTTI, Moacir. A Educação Contra a Educação: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 5ª edição, 1992.
______. Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do Conflito: Cortez, São Paulo, 12ª edição, 2001.
______. História das Idéias Pedagógicas: Ed. Ática, São Paulo, 8ª edição, 2001.
GONZAGUINHA. “O que é o que é”. Meus Momentos: EMI, São Paulo, 1999.
HARPER, Babette et al. Cuidado Escola!: Editora Brasiliense. São Paulo, 35ª edição, 2000.
HIRST, P.H. & PETER, R.S. A Lógica da Educação: Rio de Janeiro, Zahar Ed., 2ª edição, 1972.
HOBBES, Thomas. Leviathan: Parte I, Cap. 6. Michael Oakeshott (ed.), New York, 1962.
JAMES, William. The Principles of Psychology: 2 vols., Cap. 26, New York, 1890.
JAPIASSU, Hilton. A Pedagogia da Incerteza: Imago Editora, Rio de Janeiro, 1983.
JUNG, Carl G. Psicologia e Alquimia: Editora Vozes, Petrópolis, 1998.
KNOWLES, Elizabeth. The Oxford Dictionary of Phrase, Saying, and Quotation: Oxford University Press, Oxford, 1998.
LEVIN, Jack. Estatística Aplicada a Ciências Humanas: Harbra, São Paulo, 1987, 2a edição.
MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida. CD-ROM: Aprendendo Aprendizagem: PUC - Pontifícia Universidade Católica do RJ: 1999.
MASLOW, Abrahan Harold. Introdução à Psicologia do Ser: Ed. Eldorado. Rio de Janeiro, 1964.
MOORE, David S. The Basic Practice of Statistics: W.H. Freeman and Co., New York, 2000.
MORALES, Pedro. A Relação Professor-Aluno: Edições Loyola, São Paulo, 1999.
PIAJET, Jean. Epistemologia Genética: Martins Fontes, São Paulo, 2002.
PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional: Editora Ática - 5ª edição. São Paulo, 1987.
ROGERS, Carl. Liberdade para Aprender: Ed. Interlivros, Belo Horizonte, 1978.
RONÁI, Paulo. Dicionário Universal Nova Fronteira de Citações: Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1995.
SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano: Martins Fontes, São Paulo, 2000.
STEVE, José M. “Mudanças Sociais e Função Docente”, in NÓVOA, A. (Ed.). Profissão Professor: Porto Editora, Porto, 2ª edição, 1995.
TAPIA, Jesús Alonso & FITA, Henrique Caturla. A Motivação em Sala de Aula: Edições Loyola, São Paulo,
2ª edição, 1999.
TOMÁS DE AQUINO. Summa Theologica: Tradução para o inglês dos padres da província dominicana inglesa,
3 vol., Part I, Questões 80-83, New York, 1947.
TRAGTENBERG, Maurício. Educação e Sociedade: Ed. Cortês, São Paulo, 1985.
WEIL, Pierre. Relações Humanas na Família e no Trabalho: Editora Vozes, Petrópolis, 26ª edição, 1971.
|
|