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Ano I - Nº 1 - Rio de Janeiro, Segunda-feira, 16 de maio de 2005
Quadrinhos ajudam a popularizar ciência
Há algum tempo, um amigo me disse que se lembrou do método de alfabetização de Paulo Freire vendo as "Tirinhas". Se pensarmos nos desafios da alfabetização científia e na necessidade inerente de desenvolver um material ligado ao dia-a-dia de quem vai aprender, esse comentário, além de nos honrar muito, epxressa bem parte de nossa motivação.
As "Tirinhas de Física" começaram a ser feitas em agosto de 1999, como atividade do programa de Vocação Científica de Luisa Daou, à época jovem estudante de ensino médio. Sua perspispicácia, motivação , habilidade e senso se humor são ingredientes fundamentais para o sucesso das "Titinhas".
Hoje, o trabalho de iniciado em 99 se transformou na Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e várias instituições, como a CBPF, UERJ, UFF, UFRJ, UNIG e Fiocruz partcipam do projeto. Pela Oficina já passaram mais de quarenta alunos de ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro e já foram produzidas mais de 600 tirinhas, sobre os mais variados ramos da ciência. Também são realizadas palestras em escolas públicas e instituições de ensino para popularização da ciência e sobre as Tirinhas, que já estão sendo utilizadas por professores de outras cidades. Os comentários que temos recebidos são sempre elogiosos e e servem de grande estímulo para continuarmnos nosso trabalho. O trabalho da Oficina de Educação aTravés de Histórias em Quadrinhos pode ser conhecido no endereço eletrônico www.cbpf.br/eduhq.
FRANCISCO CARUSO é professor do Instituto de Física da UERJ e Superintendente de Difusão Científica da Secretaria Estadual de CIência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, onde coordena projetos de popularização da ciência.
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