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CBPF - 07/01/2008 - 10:45
Projeto EduHQ comemora novas parcerias
Um dos projetos didáticos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), o “EduHQ – Educação através de histórias em quadrinhos e tirinhas”, desdobramento do projeto “Tirinhas de Física”, está completando sete anos de existência. Com novas parcerias firmadas em 2007, o projeto ainda ganhou divulgação durante o anúncio do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007/2010, no dia 20 de novembro último, quando teve sua marca projetada em um telão, enquanto o presidente Lula discursava.

O EduHQ teve início em 2000, com a bolsista Luisa Daou, estudante do ensino médio do Colégio Bennett selecionada para o projeto Vocação Científica do CBPF. Sob a orientação do pesquisador Francisco Caruso, do CBPF, ela começou a desenhar histórias em quadrinhos sobre conceitos relacionados à Física. O projeto deu à aluna, que acaba de concluir o curso de Desenho Industrial na PUC-Rio, o prêmio de melhor apresentação na III Jornada de Vocação Científica e de “Menção Honrosa” na V Jornada de Vocação Científica.

Desde então o projeto se ampliou para outras áreas do conhecimento e angariou novos alunos, sobretudo de escolas públicas do ensino médio. Para Francisco Caruso, a criatividade é apenas um dos requisitos para participar do projeto. “É necessário ao aluno ser curioso, ter vontade de aprender, saber desenhar e ser indisciplinado o suficiente para ser criativo”, afirma o pesquisador. Ele acredita que o grande mérito do projeto é o de “mudar o modo como o aluno encara os estudos”. Antes de começar o desenho, o aluno precisa entender o conceito que está sendo apresentado para, então, vencer o desafio de sintetizá-lo em três quadrinhos, no máximo. Para Caruso, as tirinhas aumentam a auto-estima dos alunos, já que muitos se sentem estimulados e passam a desejar entrar para a Universidade após a experiência.

Em 2007 o projeto firmou parceria com outras instituições, como o Projeto Portinari, a Casa Brasil e a Secretaria de Educação do Paraná, que passou a utilizar as tirinhas em projeto de educação para jovens e adultos. Os alunos que prestam vestibular para a UERJ ou realizam o Enem muitas vezes se deparam com questões nas provas envolvendo as tirinhas de Física. Já os professores podem utilizá-las como ilustrações em aulas tradicionais ou como ponto de partida de uma discussão sobre uma situação descrita nos quadrinhos. Para o próximo ano, Francisco Caruso pretende ampliar ainda mais o projeto, editando novas tirinhas, um livro de apoio para professores que desejem usá-las em sala de aula, CDs e realizando oficinas de capacitação de professores.

Interessados em conhecer as tirinhas, que hoje são mais de 1.000, podem visitar o site do EduHQ. No ar há pouco menos de dois anos, o site já teve mais de 42 mil visitas, com uma média que está superando a marca de 2000 por mês.

Maria Luiza Costa Martins - Núcleo de Comunicação Social do CBPF
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