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CBPF - 07/01/2008 - 10:45
Projeto EduHQ comemora
novas parcerias |
Um dos projetos
didáticos do Centro Brasileiro de Pesquisas
Físicas (CBPF/MCT), o “EduHQ – Educação através
de histórias em quadrinhos e tirinhas”,
desdobramento do projeto “Tirinhas de Física”,
está completando sete anos de existência. Com
novas parcerias firmadas em 2007, o projeto
ainda ganhou divulgação durante o anúncio do
Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação
para o Desenvolvimento Nacional 2007/2010, no
dia 20 de novembro último, quando teve sua marca
projetada em um telão, enquanto o presidente
Lula discursava.
O EduHQ teve início em
2000, com a bolsista Luisa Daou, estudante do
ensino médio do Colégio Bennett selecionada para
o projeto Vocação Científica do CBPF. Sob a
orientação do pesquisador Francisco Caruso, do
CBPF, ela começou a desenhar histórias em
quadrinhos sobre conceitos relacionados à
Física. O projeto deu à aluna, que acaba
de concluir o curso de Desenho Industrial
na PUC-Rio, o prêmio de melhor apresentação na
III Jornada de Vocação Científica e de “Menção
Honrosa” na V Jornada de Vocação Científica.
Desde então o projeto se ampliou para
outras áreas do conhecimento e angariou novos
alunos, sobretudo de escolas públicas do ensino
médio. Para Francisco Caruso, a criatividade é
apenas um dos requisitos para participar do
projeto. “É necessário ao aluno ser curioso, ter
vontade de aprender, saber desenhar e ser
indisciplinado o suficiente para ser criativo”,
afirma o pesquisador. Ele acredita que o grande
mérito do projeto é o de “mudar o modo como o
aluno encara os estudos”. Antes de começar o
desenho, o aluno precisa entender o conceito que
está sendo apresentado para, então, vencer o
desafio de sintetizá-lo em três quadrinhos, no
máximo. Para Caruso, as tirinhas aumentam a
auto-estima dos alunos, já que muitos se sentem
estimulados e passam a desejar entrar para a
Universidade após a experiência.
Em 2007
o projeto firmou parceria com outras
instituições, como o Projeto Portinari, a Casa
Brasil e a Secretaria de Educação do Paraná, que
passou a utilizar as tirinhas em projeto de
educação para jovens e adultos. Os alunos que
prestam vestibular para a UERJ ou realizam o
Enem muitas vezes se deparam com questões nas
provas envolvendo as tirinhas de Física. Já os
professores podem utilizá-las como ilustrações
em aulas tradicionais ou como ponto de partida
de uma discussão sobre uma situação descrita nos
quadrinhos. Para o próximo ano, Francisco Caruso
pretende ampliar ainda mais o projeto, editando
novas tirinhas, um livro de apoio para
professores que desejem usá-las em sala de aula,
CDs e realizando oficinas de capacitação de
professores.
Interessados em conhecer as
tirinhas, que hoje são mais de 1.000, podem
visitar o site
do EduHQ. No ar há pouco menos de dois anos, o
site já teve mais de 42 mil visitas, com uma
média que está superando a marca de 2000 por
mês.
Maria Luiza Costa
Martins - Núcleo de Comunicação Social do
CBPF |
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