.As
tirinhas representam uma parte expressiva do material produzido pela oficina,
devido ao seu poder de concisão. Um desafio a ter sempre em mente é a utilização de textos simples e curtos, ressaltando a linguagem da imagem. Outro desafio é fugir de qualquer tipo de memorização e buscar produzir um material que não apenas desperte a curiosidade do aluno, mas seja também capaz de permitir que ele reflita e aprenda o conceito abordado, através de suas próprias deduções e conclusões, mesmo que para isso ele necessite da ajuda de seu professor. Em outras palavras, as tirinhas não devem ser óbvias ou conter explicações que não deixem espaço para que o aluno infira ou deduza alguma coisa a partir de seu contato com a tirinha.
Quanto à sua natureza, as tirinhas podem versar sobre:
conteúdo específico curricular, contendo um determinado conceito de uma certa disciplina que integre o currículo do ensino fundamental ou médio a ser explorado e explicado. Exemplo:
conteúdo específico extra-curricular, tendo como meta conceitos, fatos e notícias de avanços científicos, tecnológicos e de outras áreas, que, muitas vezes, só chegam ao aluno através da mídia impressa e televisiva, e não através de livros didáticos ou do ensino formal. Exemplo:
conteúdo específico interdisciplinar, enfatizando, através de situações-exemplos que envolvem disciplinas curriculares, o sentido e a importância da interdisciplinaridade. Exemplo que mistura meio-ambiente (envolvendo animais brasileiros em extinção) e física:
conteúdo interdisciplinar extra-curricular, envolvendo áreas do conhecimento não contempladas nos currículos.
Exemplo: As bactérias magnetotáticas, aludindo a outros animais que têm a característica de saberem se orientar pelo campo magnético terrestre.
contextualização histórica, mencionando alguma descoberta científica e relacionando-a a algum outro fato histórico marcante ou apresentando situações que reflitam relações entre ciência e sociedade. Exemplo:
cidadania, focalizando as questões e os conceitos considerados pelo prupo como indispensáveis para a alfabetização científica, para a formação humanística básica do cidadão, incluindo conceitos ligados à prevenção de doenças, saúde pública em geral, preservação do meio ambiente, dentre outros. Exemplo:
ordem de grandeza, focalizando situações nas quais o aluno terá idéia de ordem de grandeza, desde o infinitamente pequeno (o mundo das partículas elementares) até o infinitamente grande (o cosmo). Exemplo:
método experimental, dando ênfase à descrição de experimentos simples. Exemplo:
método científico, discutindo-se os princípios gerais das ciências e aspectos epistemológicos ligados à metodologia científica:
crítica à escola, expressa a visão crítica dos alunos em relação à Escola e ao Ensino. Exemplo:
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