Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Histórico do Projeto

 
 

Tudo começou quando Francisco Caruso resolveu propor a Luisa Daou, então estudande do primeiro ano do ensino médio no Colégio Bennett, iniciar um projeto para fazer "Tirinhas de Física". Luisa foi selecionada para participar do projeto de Vocação Científica do CBPF, sob orientação de Caruso, e foi bolsista de agosto de 2000 a fevereiro de 2002. No primeiro ano recebeu o prêmio de melhor apresentação na III Jornada de Vocação Científica e, ao final do seu trabalho, foi agraciada com a "Menção Honrosa" na V Jornada de Vocação Científica daquela Instituição, pelo conjunto de seu trabalho. Ao todo foram 72 tirinhas. Esse projeto foi apresentado com sucesso em alguma reuniões anuais da SBPC e foi bem divulgado na mídia iimpressa. Na televisão foi divulgado pela TV Futura, em 2 programas.

Em 2001 Caruso foi procurado na UERJ pela Profa. Sandra Helena de Moraes, que havia mudad seu modo de preparar e de dar suas aulas de Química no ensino médio, depois de ter tomado conhecimento de nosso trabalho com as tirinhas. Sua nova experiência explorando a linguagem dos quadrinhos foi muito positiva, conseguindo que seus alunos se motivassem bastante para o estudo da Química, disciplina muitas vezes considerada muito árida pelos alunos. Mais do que isso, os alunos passaram a criar, em sala de aula e em casa, parte de seu próprio material didático.

De todos os trabalhos que Sandra apresentou naquela época, um chamou muita atenção: o de Anderson Jairo Santos de Souza. Caruso convidou então Marco Antônio da Costa, do Instituto de Química da UERJ, e esse grupo publicou, com recursos próprios, em dezembro de 2002, as "Tirinhas de Química e Meio Ambiente".

Paralelamente a isso, Caruso deu uma palestra sobre as tirinhas de física, em agosto de 2001, no CIEP 169, em São João de Meriti. Lá conseguiu motivar dois alunos, Diego e Gleidson, que foram os primeiros alunos a integrar o grupo da Oficina que seria criada em novembro desse ano. A orientadora pedagógica da escola, Profa. Maria Cristina Silveira, ocupou-se de divulgar o projeto na escola e de selecionar outros alunos para o projeto.

A partir daí Caruso percebeu que poderia produzir tirinhas para qualquer área do conhecimento. Convidou então vários amigos de diversas áreas e assim começou a funcionar a Oficina EDUHQ, em novembro de 2001, na sala 3017 do Bloco F, no terceiro andar do prédio principal da UERJ, ocupado pelo Instituto de Física. Esta sala foi gentilmente doada ao projeto pela Direção do IF, composta pelos Profs. Armando Dias Tavares Jr. e José Soares Barbosa, ambos entusiastas do projeto.

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ