|
Relatório Resumido de Atividades - 2006
O ano de 2006 foi muito positivo para a EDUHQ. Superamos a marca de 700 tirinhas produzidas e nossa homepage teve mais de 13.000 acessos neste período. Autorizamos a utilização de mais de 30 tirinhas, nas áreas de Física, Química, Meio Ambiente e Língua Portuguesa, pela Secretaria Estadual do Paraná, em um amplo projeto de Educação de Jovens e Adultos, para diversos níveis de escolaridade. Já o pessoal do Projeto Casa Brasil, do Governo Federal, solicitou autorização para usar nosso material sobre Informática e Exclusão Digital em um de seus projetos. No exame discursivo do último Vestibular da Uerj caiu uma questão com uma tirinha nossa e o Colégio Salesiano também solicitou autorização para reproduzir uma tirinha em seu material didático.
Começamos, em 2006, a pôr no nosso site um número expressivo de tirinhas feitas por alunos que participam de nossas oficinas fora da UERJ. Fizemos uma no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) de Petrópolis sobre Informática, durante a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesta ocasião foi lançada mais uma caixinha de tirinhas de Física, feitas por alunos durante a oficina de 2005 na mesma Instituição, a qual foi impressa pelo próprio LNCC. Participamos também de um projeto mais amplo, em parceria com o Projeto Portinari, envolvendo a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Macaé. Foram 6 dias de atividades em horário integral, em 6 pólos, nos quais atendemos mais de 800 crianças no total, alunos de várias escolas do Município. Foi um projeto muito gratificante. O patrocinador, a Smith Internacional do Brasil, financiou um calendário com as 12 melhores tirinhas. Outras 133 selecionadas pela sua qualidade estão disponíveis no site. Participamos também da II Semana da Casa da Física, em Manaus, com um conjunto de palestras e com nossa oficina de quadrinhos, que atendeu cerca de 120 alunos do ensino médio.
Demos início à preparação de vários textos e artigos divulgando a Oficina, submetemos um livro de tirinhas de Meio Ambiente a uma Editora e estamos preparando outro que trata de como se podem usar as tirinhas em sala de aula.
Francisco Caruso
Coordenador da EDUHQ
|
|