Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos


APRESENTAÇÃO

Nosso objetivo aqui é oferecer ao professor um conjunto de fichas associadas a diferentes tirinhas de física, trazendo dicas de como usá-las, para auxiliá-lo em suas aulas.

Nossa intenção não é substituir o livro didático, mas complementá-lo com nossas tirinhas, contribuindo para uma forma mais lúdica e dinâmica de ensino.

Além das dicas específicas que cada ficha contém, apresentamos a seguir algumas sugestões gerais que podem ser adaptadas a qualquer tirinha.

     • apresentar as tirinhas como motivação antes de discutir o assunto proposto;

     • ratificar a informação dada, utilizando a tirinha como exemplo;

     • pedir aos alunos que criem seus próprios quadrinhos;

     • distribuir os alunos em pequenos grupos, após a discussão do conteúdo, e pedir que identifiquem
     • o(s) conceito(s) exposto(s) nas “tirinhas”, promovendo uma discussão participativa;

     • criar exercícios e problemas a partir de histórias em quadrinhos;

     • dar aos alunos “quadrinhos” com distorções conceituais, e solicitar a eles (divididos em grupos ou não)
     • que encontrem e corrijam as distorções.

Para ver todas as fichas clique aqui, e para maiores detalhes acerca da nossa proposta, veja a monografia de Jurema Godoy Oliveira.

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ