APRESENTAÇÃO
Nosso objetivo aqui é oferecer ao professor um conjunto de fichas associadas a diferentes tirinhas de física, trazendo dicas de como usá-las, para auxiliá-lo em suas aulas.
Nossa intenção não é substituir o livro didático, mas complementá-lo com nossas tirinhas, contribuindo para uma forma mais lúdica e dinâmica de ensino.
Além das dicas específicas que cada ficha contém, apresentamos a seguir algumas sugestões gerais que podem ser adaptadas a qualquer tirinha.
• apresentar as tirinhas como motivação antes de discutir o assunto proposto;
• ratificar a informação dada, utilizando a tirinha como exemplo;
• pedir aos alunos que criem seus próprios quadrinhos;
• distribuir os alunos em pequenos grupos, após a discussão do conteúdo, e pedir que identifiquem
• o(s) conceito(s) exposto(s) nas “tirinhas”, promovendo uma discussão participativa;
• criar exercícios e problemas a partir de histórias em quadrinhos;
• dar aos alunos “quadrinhos” com distorções conceituais, e solicitar a eles (divididos em grupos ou não)
• que encontrem e corrijam as distorções.
Para ver todas as fichas clique aqui, e para maiores detalhes acerca da nossa proposta, veja a monografia de Jurema Godoy Oliveira.
|