Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos

A teoria da relatividade
Palavras chaves: teoria da relatividade, tempo, espaço

A relatividade tem como base dois postulados:

- todos os processos da natureza decorrem igualmente em todos os referenciais inerciais. Isto significa que em todos os sistemas inerciais as leis físicas têm a mesma forma. Deste modo, o princípio da relatividade da mecânica clássica generaliza-se para todos os processos da Natureza, inclusivamente para os eletromagnéticos.
- a velocidade da luz no vácuo é igual para todos os sistemas de referência inerciais. Ela não depende nem da velocidade do emissor, nem da velocidade do receptor do sinal luminoso.

A relatividade já era discutida pelos cientistas, e já existiam as transformações de Galileu, para comparar dois sistemas em que o primeiro tinha velocidade constante relativa ao segundo. As transformadas de Lorentz, apropriadas para o eletromagnetismo, mostram que o tempo e o espaço não são mais absolutos.

Trabalhando com a tirinha: O professor pode perguntar aos alunos qual a semelhança entre as figuras das tirinhas 186 e 192 mostradas abaixo. O professor deve direcionar o debate para que os alunos percebam que nas duas tirinhas o relógio é maior que a régua. Depois ele deve dizer que esses desenhos são assim para enfatizar que o tempo se dilata e o espaço encurta dependem do referencial escolhido. E que isso é conseqüência da teoria da relatividade. Depois ele pode apresentar a tirinha nº 193, em que há as transformações de Galileu e mostrar que matematicamente é isso que acontece. Veja também as tirinhas nº 185, 188, 189, 190, 191 e 194.

Para saber mais: - http://fisicanet.terra.com.br/relatividade/postulados_da_teoria_da_relatividade.asp
Para saber mais: - Genov, George. O Incrível Mundo da Física Moderna, São Paulo, IBRASA, 1980.

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ