Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Queda dos corpos:
A Experiência da Torre de Pisa
Palavras-chave: Movimento acelerado

Desde a Antiguidade acreditava-se que um corpo com massa maior cairia mais rápido que um de massa menor. Refutando as idéias aristotélicas, Galileu afirmou que todos os corpos, na ausência do ar, caem juntos, independente de seu peso. O mais correto seria afirmar “no vácuo” ao invés de “na ausência de ar”. Conta-se que, para confirmar sua experiência, Galileu teria deixado cair vários corpos de diferentes pesos do alto da Torre de Pisa.

Continuando seus estudos, ele realizou um outro tipo de experiência: em um plano inclinado, que simularia a queda dos corpos mas com velocidade reduzida, Galileu abandonava uma bolinha de um certo ponto e marcava o tempo (com um relógio de água) que a bolinha demorava para percorrer o plano. Depois abandonava a bolinha de um ponto mais baixo e novamente marcava o tempo. Dessa experiência ele pode concluir que, em um movimento de queda livre, sem resistência, a aceleração dos corpos é constante e que a distância percorrida é proporcional ao quadrado do tempo.

Trabalhando com a tirinha: A tirinha pode abrir a discussão sobre a queda dos corpos. Apresente a tirinha sem a segunda fala, e ouça a resposta dos alunos. Ou então entregue para cada aluno uma tirinha sem a fala e peça para que eles preencham o balão. Recolha estas tirinhas. Depois proponha que cada aluno (ou um aluno na frente dos outros) largue de uma mesma altura uma borracha e uma folha de papel. Peça para observarem quem chega primeiro. Repita o procedimento amassando um pouco a folha de papel. E depois, amassando-a bem. Agora distribua novamente a tirinha sem a segunda fala preenchida e peça para que os alunos preencham o balão. Compare as respostas às duas situações. Não se esqueça de perguntar que fator mudou quando se amassou o papel.

Para saber mais: - Fonte Boa, Marcelo.; Guimarães, Luiz Alberto; Física; São Paulo; Futura; 2004.
Para saber mais: - Alvarenga, Beatriz.; Máximo Antônio; Física: volume único; São Paulo, Scipione, 1997.
Para saber mais: - http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica9/biografias/galileu.htm

 

© Copyright 2004 Oficina EDUHQ