Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos
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A Lei da Gravitação Universal |
Palavras chaves: gravitação |
Aristóteles, na Grécia Antiga, afirmava que as leis que regem os movimentos dos corpos na Terra eram diferentes das leis que regem os movimentos dos corpos celestes. Newton encontra uma descrição unificada para as leis de atração gravitacional entre os corpos na Terra e os corpos celestes através da Lei da Gravitação Universal:
“Dois corpos quaisquer tem a propriedade de se atraírem. Essa força de atração recíproca é diretamente proporcional ao produto das massas desses corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”
Assim temos que as forças que se atraem são iguais e opostas (obedecem à Lei da Ação e Reação).
Essa lei só foi provada experimentalmente 100 anos depois, por Cavendish, utilizando uma balança de torção que pôde medir a constante da Gravitação.
Trabalhando com a tirinha: Pergunte aos alunos “O sol atrai a Terra ou a Trra atrai o Sol?”, “Quem atrai mais, a Terra ou o Sol?”. Observe as resposta. Devido ao senso comum, os alunos tendem a pensar que o Sol atrai mais a Terra. Neste caso eles deveriam sempre se aproximar. Depois de debater essa questão, apresente a primeira tirinha abaixo e dê início à explicação sobre lei da Gravitação Universal aos alunos. A seguir, apresente-lhes a segunda tirinha abaixo. Sobre esse assunto vejas as animações nº 5 e nº 6 do nosso site.
Para saber mais: - http://www.cienciaonline.org/2003/fevereiro/curiosidade/
Para saber mais: - http://www.angelfire.com/ct2/3lambda/Gravitao.html
Para saber mais: - Fonte Boa, Marcelo & Guimarães, Luiz Alberto; Física; Ed. Futura, 2004.
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