|
Empuxo |
Palavras chaves: empuxo, pressão hidrostática,
mecânica dos fluidos, princípio do Arquimedes |
Quando observamos um iceberg não temos noção que apenas 1/9 de todo o seu volume fica acima da superfície. Isso ocorre devido à força de empuxo.
Um corpo imerso em um líquido, desloca uma quantidade de líquido igual ao volume submerso, sofrendo a pressão de uma força, chamada força de empuxo. Esta é igual ao peso do liquido que foi deslocado quando o corpo foi imerso.
Esse é o princípio de Arquimedes, que diz: Todo corpo mergulhado em um líquido recebe a ação de uma força de empuxo, vertical, de baixo para cima, que tem módulo igual ao do peso do líquido deslocado.
Mas, se o gelo nada mais é que água no estado sólido, porque o gelo flutua na água? Isso acontece porque o gelo e a água têm densidades diferentes. A densidade de um corpo se dá pela razão entre a massa e o volume da substância. A água, quando se solidifica, se expande. Assim, a mesma massa de água e de gelo ocupam volumes diferentes e a densidade do gelo fica menor que a densidade da água.
Trabalhando com a tirinha: após a explicação sobre empuxo o professor pode usar a tirinha de forma a exemplificar. Ele deve perguntar a seus aluno porque apenas 1/9 do iceberg fica acima da superfície. Faça a seguinte experiência: coloque um copo descartável no congelador. Quando estiver congelado, retire do copo e coloque em uma bacia cheia de água. O que acontece com o gelo? Repita a pergunta acima: Mas, se o gelo nada mais é que água no estado sólido, porque o gelo flutua na água? Inicie um debate sobre a diferença das densidades. Chamamos a atenção que sobre esse assunto há uma animação no site da EDUHQ.
Para saber mais: - Fonte Boa, M. & Guimarães, L. A.; Física; São Paulo; Ed. Futura; 2004
Para saber mais: - http://feiradeciencias.com/fc/dpfis/medfis/Iceberg.htm
|
|