Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Inércia
Palavras chaves: inércia, Newton, lei de Newton

Foi Newton, em sua primeira lei, quem definiu inércia: “todo corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar esse estado por forças impressas sobre ele”. Desde a Grécia Antiga já existia a tentativa de explicar a inércia.

Pela teoria aristotélica, cessado o impulso, é o ar que empurra o corpo, mantendo-o em movimento. Pela teoria do ímpeto a “força do impulso” continua atuando mesmo depois de o corpo perder contato com o que o impulsionou. Galileu usava a teoria do ímpeto para explicar porque a pedra caia ao pé do mastro (ver Tirinha 112).

Newton revoluciona a Física ao dizer que no movimento retilíneo horizontal, sem atrito, cessado o impulso inicial não há mais força responsável pelo movimento. A velocidade tende a manter-se por causa da inércia. E qualquer outra força na horizontal que atue sobre o corpo muda seu movimento. Além disso, muitos têm a visão que inércia está sempre relacionada ao movimento. Entretanto, uma outra forma de enunciar o princípio da inércia é que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso.

Trabalhando com a tirinha: apresente a tirinha 111 sem as falas. Pergunte aos alunos sobre que conceito físico trata esta tirinha. Agora apresente a tirinha 142. Pergunte aos alunos se as duas tirinhas tratam do mesmo conceito físico. Pergunte aos alunos em que situações eles percebem a primeira lei de Newton. Note que esta lei é, na verdade, contrafactual, ou seja, não há como observá-la diretamente. Chamamos a atenção que sobre esse assunto há uma animação no nosso site.

Para saber mais: - Fonte Boa, M. & Guimarães, L. A.; Física; São Paulo; Ed. Futura; 2004.
Para saber mais: - http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm

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