Astro e Coadjuvantes (continuação)
Os Transnetunianos

Além de Netuno, há o cinturão de objetos transnetunianos, que começou a ser descoberto a partir de 1992. Hoje, se conhecem, na região, mais de 2 mil corpos, cuja composição é similar à dos cometas. Por estarem longe do calor do Sol, nunca volatilizam seus gelos.

Os Satélites

Galileo Project / IPL / NASA
Também há grande número de satélites em torno de planetas, planetas-anões, asteroides e objetos transnetunianos. Cada um dos planetas (exceção para Mercúrio e Vênus) tem um ou mais satélites. Alguns dos maiores: a Lua; Io, Europa, Ganimedes e Calisto (os quatro maiores de Júpiter); Titã (Saturno); Tritão (Urano). Cada um dos planetas gigantes também tem um sistema de anéis compostos por imenso número de pequenos corpos que seguem órbitas independentes umas das outras ao redor do planeta.

Papel de destaque

O ator principal do Sistema Solar é o Sol. Apesar do papel de destaque, nossa estrela é relativamente ‘normal’, como milhares de outras. Pode ser descrita como uma bola de gás incandescente, com 1,4 milhão de km de diâmetro e temperatura média superficial de 6 mil graus celsius – esta podendo chegar a milhões de graus em seu interior.

« AnteriorSeguinte »