Quando atingir o máximo de energia, cada próton estará dando, por segundo, cerca de 11 mil voltas no anel de 27 km. Nessa fase, essas partículas nucleares estarão na impressionante casa dos 7 trilhões de elétrons-volt (7 TeV) por próton, um patamar descomunal para algo que é trilhões de vezes menor que um grão de areia. Somadas individualmente, as energias dos prótons envolvidos na colisão seriam equivalentes à de um veículo de 1,5 tonelada, viajando a 25 mil km/h.
Vácuo interplanetárioNo quesito energia, o LHC será cerca de dez vezes superior ao maior acelerador de prótons hoje em atividade no mundo, o Tévatron, situado no Fermilab (EUA). A máquina européia foi projetada para trabalhar com cerca de 100 vezes mais prótons circulando no anel, em cujo interior reina um vácuo no qual há menos matéria que no espaço a mil km de altitude (para se ter uma idéia, a Estação Orbital Internacional – por sinal, outra maravilha da engenhosidade humana – está a meros 380 km do chão). Serão apenas 3 milhões de moléculas por cm3, algo espantoso para um vácuo artificial.
Temperatura intergalácticaO LHC usa ímãs Supercondutores cuja função é ‘forçar’ o feixe de Prótons a fazer curvas e permanecer sempre na ajetória circular do anel. Esses equipamentos sofisticados irão trabalhar a 271 graus elsius negativos, valor inferior à temperatura do espaço intergaláctico. Será aplicado sobre o feixe um campo magnético 100 mil vezes superior ao da Terra. Ao longo do túnel, serão instalados 1.640 ímãs supercondutores, que, em média, terão 14 m cada. ara manter esses artefatos a baixas temperaturas, serão usados 12 milhões de litros de nitrogênio líquido (para iniciar o processo refrigeração) e, em seguida, 700 mil litros de hélio líquido, para atingir a temperatura desejada.
Da Terra ao SolOs ímãs do LHC foram produzidos com fios de liga de cobre, titânio e nióbio (este último metal foi comprado do Brasil, que detém praticamente o monopólio das reservas mundiais). Quando refrigeradas, essas ligas conduzem eletricidade sem praticamente dissipar calor.