Computador Quântico
Desenvolvimentos importantes (continuação)

Nove anos depois, Paul Benioff, do Laboratório Nacional Argonne (Estados Unidos), mostrou que a física quântica era o cenário natural paraa máquina imaginada por Bennett, pois essa reversibilidade é uma característica natural dos fenômenos quânticos.

Teste da moeda

Em 1985, David Deutsch idealizou o primeiro procedimento matemático (algoritmo) para a resolução de um problema num computador quântico. Com isso, o físico da Universidade de Oxford (Inglaterra) mostrou que, num computador quântico, o número de etapas para resolver um problema seria bem menor que aquele num computador clássico. Para entender o que Deutsch propôs, imagine um teste: se uma moeda tiver cara e coroa, será considerada verdadeira. Em qualquer outra situação, falsa. Para testar a moeda, um computador clássico precisaria de dois passos: checar um lado e depois o outro. Num computador quântico, os dois lados da moeda poderiam ser verificados simultaneamente, numa só etapa.

Algoritmo de Shor

Mas foi em 1994 que se injetou uma dose maior de realidade nos computadores quânticos. Peter Shor, então pesquisador dos Laboratórios Bell (Estados Unidos), apresentou um algoritmo quântico para fatorar números muito grandes. O candidato natural para o teste era o RSA, um procedimento para criar códigos secretos com base na multiplicação de números primos. Esses códigos são tidos como invioláveis e, por isso, empregados hoje para proteger dados cujo conteúdo deve ser sigiloso.

Crença no código

Toda a crença na inviolabilidade da transmissão sigilosa de dados (senhas bancárias, números de cartão de crédito etc.) baseia-se no fato de um código gerado pelo RSA – que leva telepaas iniciais de seus idealizadores, Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman – ser praticamente inviolável, pois computadores modernos levariam muito tempo para chegar à informação que foi codificada.