Nascimento e Evolução
Puxa e empurra

Buracos negros se formam a partir de estrelas massivas que, ao final da vida, depois de queimarem todo seu combustível (predominantemente hidrogênio, que se funde no interior da estrela para gerar elemen- tos químicos mais pesados), acabam colapsando sobre si mesmas, deixando como produto final dessa implosão um ‘corpo’ infinitamente denso, ou seja, a singularidade do interior do buraco negro. Até o momento do colapso, há um equilíbrio entre a pressão de dentro para fora, gerada pela radiação resultante da fusão nuclear, e a gravidade, que puxa as camadas externas para dentro. O combustível acaba, a pressão diminui, e a gravidade vence. Simplificando, o resultado é o colapso do interior da estrela, seguido de uma explosão de proporções cósmicas. Essa explosão ejeta boa parte da massa original da estrela, semeando os elementos químicos mais pesados pela galáxia. Onde antes brilhava uma estrela, agora jaz apenas um remanescente colapsado com uma fração da massa de sua genitora.

Patamar mínimo

Nem todos os remanescentes da morte explosiva de uma estrela são buracos negros. Há um patamar mínimo da massa desse remanescente para que isso ocorra: esse limite está em cerca de três massas solares. Remanescentes de estrelas abaixo disso seguirão outra evolução, dando origem a outros objetos cósmicos, como estrelas anãs brancas e estrelas de nêutrons – estas últimas, no entanto, podem sofrer um segundo colapso gravitacional e gerar um buraco negro.

Mesma atração

Ao contrário do que permeia o imaginário popular, um buraco negro não exerce uma atração gravitacional maior que a de uma estrela com a mesma massa, desde que testemos isso com um corpo à mesma distância dos dois. Ou seja, se nesse instante o nosso Sol se transformasse, num passe de mágica, num buraco negro com a mesma massa, o único efeito sobre a Terra seria que, depois de alguns minutos, não veríamos mais nenhuma luz vinda daquela região. De resto, nada mudaria, nem mesmo a órbita da Terra em torno desse temido objeto.

« Anterior