..
Grandes Questões
Evaporação e sumiço

Se os buracos negros perdem energia, eles, então, diminuem de tamanho e evaporam – em 1971, o próprio Hawking havia concluído que isso era impossível no contexto clássico, ou seja, sem levar em conta os princípios da mecânica quântica. O interessante é que os cálculos mostram que, quanto menor a massa de um buraco negro, mais rapidamente ele evaporaria.

Para onde vai a informação?

Mas a evaporação de um buraco negro nos leva a outra questão: se um buraco negro desaparece, o que resta é apenas radiação. E, sabe-se, com base nas leis da física, que não é possível recuperar toda a informação a partir apenas da radiação. Portanto, surge a pergunta: para onde vai a informação que cai em um buraco negro? A resposta a esse pergunta é um dos desafios atuais para os especialistas na área.

Gravitação Quântica

A solução para a questão do sumiço da informação quando um buraco negro evapora talvez seja alcançada apenas quando (e se) os físicos chegarem à chamada gravitação quântica, área que unificaria a relatividade geral e a mecânica quântica. A busca por essa união não tem sido tarefa fácil, e os físicos sequer concordam sobre quão perto (ou longe) estão disso.

Como o Big Bang

O estudo teórico e observacional dos buracos negros nos ajuda a entender não só a natureza e suas leis, mas também como evoluem as galáxias e mesmo como nasceu o universo. Os cientistas têm muitas evidências de que o universo teria começado a partir de um estado de matéria e energia extremamente concentradas, com pressões e densidades inimagináveis. Isso pode ser comparado à singularidade de um buraco negro descomunal. Portanto, entender a física desses gigantes da gravidade nos ajudará a compreender melhor como se formou o universo. E, no final das contas, a nós mesmos.