A vida é um fenômeno que ocorre em sistemas abertos. Portanto, todos os seres vivos mantêm uma intensa atividade de troca de energia, matéria e informação com o meio externo, o que torna difícil definir uma fronteira clara. Uma das mais interessantes características dos seres vivos é sua complexidade. Desde as bactérias, com apenas alguns micrômetros de diâmetro (cerca de um milésimo de milímetro), até seres complexos, como o Homo sapiens, todos os seres vivos são compostos por moléculas de alto grau de complexidade. Forma e função caminham juntas, e parece que essa estreita relação é uma exigência que garante a manutenção da vida.
Ainda sem definiçãoOs seres vivos se caracterizam pela capacidade de manter suas funções, apesar de estarem em constante troca com o meio em volta deles. Átomos são trocados permanentemente, de forma que um indivíduo não é uma coleção constante deles, nem de moléculas. Há um fluxo permanente de energia e informação. Com isso, o organismo consegue manter sua organização e, em troca, desorganiza o meio em que vive.
Conceito revolucionárioA termodinâmica estuda as características macroscópicas (volume, pressão, temperatura etc.) de um sistema, sem se importar com o comportamento das partes que o compõe. Quando estas são levadas em consideração, essa área da física tem que ser estudada através da mecânica estatística. E é aqui que surge um dos conceitos mais revolucionários da física: o da entropia.