O que forma o universo? Quando se olha para um iceberg, o que se observa é apenas uma pequena porção de sua massa, pois a grande parte dela não é visível. Algo semelhante ocorre no universo: só 5% de sua massa são visíveis, ou seja, emitem algum tipo de luz que pode ser captada pelos instrumentos de medida.
Esse percentual é formado por estrelas e galáxias. O restante da massa só pode ser detectado pelo efeito gravitacional que causa sobre o movimento das galáxias. Essa grande porção de matéria escondida ganhou merecidamente o nome ‘matéria escura’.
Atualmente, há vários candidatos ao papel de matéria escura. Uma pequena parte dela pode ser idêntica àquela que forma as estrelas e os seres humanos. Outra parte pode ser explicada caso os neutrinos sejam dotados de uma pequena massa – resultados recentes indicam que isso é verdade. Porém, suspeita-se que cerca de dois terços da matéria escura esteja na forma de partículas ainda não detectadas e de nomes exóticos (áxions, fotinos, gravitinos etc.) que teriam sido criadas no início do universo.