Computador Quântico:
Quando o computador quânticos será realidade?

A área de nanotecnologia já elegeu sua vedete: os computadores quânticos, máquinas diminutas – talvez, menores que uma calculadora de bolso – e extremamente velozes, cuja capacidade de armazenamento de dados seria impensável para os dias de hoje.

Em teoria, esses artefatos – para os quais já há até softwares dedicados – poderiam processar, em meses, tarefas que levariam bilhões de anos para o mais veloz dos computadores atuais. Tudo com base nas propriedades físicas de átomos e moléculas, regidas pela física quântica – daí o nome do equipamento. Quando um computador quântico será realidade?

A resposta é incerta, mas, em cerca de 20 anos, a miniaturização de componentes eletrônicos, para atender à demanda de aumento de memória e velocidade dos microprocessadores, atingirá seu limite: a escala atômica. Até lá, a física espera já ter desenvolvido novos materiais e estruturas que possam implementar e controlar as operações lógicas de natureza quântica, bem como ter aprimorado técnicas das áreas de ressonância nuclear magnética, supercondutores e lasers, que serviriam de controle para esses novos computadores.