A Biofísica das Proteínas e do DNA:
Como a física pode ajudar a desvendar os segredos do código genético humano?

Em última instância, todos os mecanismos biológicos dependem de interações entre átomos e moléculas, o que faz da física uma ciência fundamental para desvendar os segredos da biologia. Um deles, por exemplo, é entender como cadeias moleculares se dobram para permitir propriedades específicas às proteínas.

Outros desafios para a biofísica são entender a atividade elétrica celular que possibilita o funcionamento do sistema nervoso, circulatório e respiratório.

Outros alvos atuais da pesquisa nessa área: a estrutura dos diminutos motores orgânicos que permitem os movimentos dos seres vivos, as propriedades mecânicas e elétricas da molécula do código genético (DNA) e também de enzimas responsáveis pela divisão celular. Alguns arriscam que a última das fronteiras da biofísica – ou, talvez, da própria ciência – será desvendar os segredos da mais complexa das estruturas conhecidas, o cérebro humano.

A consciência humana, por exemplo, pode ser resultado de processos quânticos e, portanto, poderia, em princípio, ser entendida com base na microfísica que rege o comportamento do átomo e de suas subpartículas.

DNA