Programa

Domingo 25 Outubro

15h00 - 16h00

Inscrições

  

16h00 - 17h00

Abertura Oficial pelas Instituições

CBPF, C2RMF, Consulado, etc.

17h00 - 17h30

Apresentação da Escola Temática

  

17h30 - 18h00

Apresentação dos Palestrantes

  

18h00 - 19h30

A diversidade das sociedades
pré-históricas americanas e a contribuição da ciência para o estudo das suas características

André Pierre Prous Poirier
Sociologia e Antropolgia
FAFICH - UFMG, Brasil

20h00

Coquetel de confraternização

  

 

2a feira 26 Outubro

09h00 - 10h30

Visão geral das problemáticas levantadas pelos materiais do patrimônio cultural

Maria Filomena Guerra
C2RMF - CNRS, França

10h30 - 11h00

Intervalo para café

  

11h00 - 12h30

Estrutura da matéria e Interação da radiação com a matéria

Nemitala Added
IF-USP, Brasil

12h30 - 14h00

Almoço

  

14h00 - 15h00

Técnicas de exame: princípios e aplicações

Sandrine Pagés
C2RMF, França

15h00 - 19h00
com pausa café

Oficinas 01 e 02

Equipes C2RMF, UEL, COPPE e CECOR

 

 

3a feira 27 Outubro

09h00 - 10h00

Técnicas de análise elementar e isotópica: princípios, vantagens e limites

Márcia Rizzutto
IF-USP, Brasil

10h00 – 11h00

Técnicas de análise elementar e isotópica: exemplos de estudo

Maria Filomena Guerra
C2RMF – CNRS, França

11h00 – 11h30

Intervalo para café

11h30 – 12h30

Técnicas de análise estrutural: princípios, vantagens e limites

Marcelino José dos Anjos
COPPE - UFRJ, Brasil

12h30 – 14h00

Almoço

14h00 – 18h00
com pausa café

Oficinas 01 e 02

 

Equipes C2RMF, UEL, COPPE e CECOR

18h00 – 20h00

Painéis comentados dos participantes

 

 

 

4a feira 28 Outubro

09h00-10h30

Técnicas de análise dos materiais orgânicos

Martine Regert
CEPAM – CNRS, França

10h30–11h00

Intervalo para café


11h00–12h00

Os materiais orgânicos arqueológicos; casos de estudo

Martine Regert
CEPAM – CNRS, França

12h30

Tarde livre: Passeio e almoço em Tiradentes

 

 

5a feira 29 Outubro

09h00 - 10h00

Alteração das obras de arte e processos de conservação-restauração

Luiz Antônio Cruz Souza
CECOR – UFMG, Brasil

10h00 - 11h30

Casos de estudos de conservação-restauro

Mario Omar Fernández Reguera
Universidad Externado, Colombia
 

11h30 - 12h00

Intervalo para café

12h00 - 13h00

Impacto das metodologias nucleares em conservação e arqueologia: Experiências do Laboratório de Conservação e Restauro do MAE - USP

Silvia Cunha Lima
MAE-USP, Brasil

13h00 - 14h30

Almoço

  

14h30 - 15h00

Introdução às técnicas eletroquímicas para caracterização de artefatos metálicos

Virginia Costa
Conservare - França

15h00 - 15h30

Multi, inter e trans disciplinaridade no exercício da preservação do

patrimônio cultural: a interação do restaurador com a área científica.

Márcia Rizzo
MRIZZO Restaurações, Brasil
PUC-SP e IQ-USP

15h30 - 18h30
com pausa café
Oficina 03 Luiz Souza e equipe Lacicor - Laboratório de Ciência da Conservação, EBA-UFMG
Marcia Rizzo
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP Virginia Costa
Conservare, França

20h00

Jantar de confraternização

 

 

6a feira 30 Outubro

09h00 - 10h00

Introdução aos métodos de datação

Oswaldo Baffa Filho
FFCLRP-USP, BRASIL

10h00 - 11h00

Datação por 14C

José Marcos Godoy
IRD, BRASIL

11h00 - 11h30

Intervalo para café

11h30 - 12h30

Técnicas espectroscópicas na caracterização de pinturas rupestres e cerâmicas: Apresentação de casos

JOSÉ DOMINGOS FABRIS
DQ-UFMG, Brasil
ROSA SCORZELLI
CBPF/MCT, Brasil

12h30 - 14h00

Almoço

14h00 - 17h30
com pausa café

Oficina 04

Luiz Souza, Alessandra Rosado, Alexandre Leão
(Lacicor-Escola de Belas Artes, UFMG)
Marcia Rizzo
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP

19h30 - 22h00

Candido Portinari:do Cafezal às Nações Unidas e
Concerto da Orquestra do Curso de Música da UFSJ

João Candido Portinari
Projeto Portinari, Brasil

 

 

Sábado 31 Outubro

09h00 - 10h00

A contribuição da arqueometria para a pesquisa arqueológica.

Fabíola Andréa Silva
MAE, Brasil

10h00 - 11h00

Patrimonio natural, cultural e arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

DANIELA CISNEIROS
Universidade Federal de
Pernambuco – UFPE
, Brasil

11h00 - 11h30 Intervalo para café  

11h30 - 12h30

Aplicação da técnica EDXRF no Brasil

Carlos Roberto Appoloni
LFNA-UEL, Brasil

12h30 - 13h00 Avaliação e término da Escola  


Oficinas

Oficina 01 : Técnicas de Exame

Os laboratórios 01 e 02 são totalmente complementares, os resultados obtidos no quadro destes dois laboratórios podem ser apreendidos simultaneamente e apresentados de uma forma geral ao conjunto dos participantes, de modo a ilustrar a complementaridade das técnicas de exame e de análise. _______________________________________________________________________________

Este laboratório tem por finalidade a familiarização dos participantes aos equipamentos utilizados para o exame, de um modo não destructivo, em diferentes escalas e com diferentes penetrações, das obras de arte, dos objectos e dos materiais do património cultural
Pinturas, metais, cerâmicas, vidros, etc. serão estudados, de modo a responder a questões específicas que serão indicadas aos participantes e que tratam as técnicas de fabricação de, entre outros, a matéria prima, a decoração e o acabamento dos objectos, mas também do estado da superfície, do grau de alteração, dos problemas de conservação, etc.
Durante este laboratório serão tratados assuntos muito diversos sobre as pinturas de cavalete, as esculturas conservadas em museu e os objectos arqueológicos. A manipulação directa de certos equipamentos de exame será aberta a todos participantes assim como o estudo de dossiers de obras tratadas no C2RMF.
O estudo dos dossiers de obras permitirá a formação dos participantes à interpretação de documentos de origem muito diversificada (fotografias em várias escalas e sob diferentes luzes, radiografias, reflectrografias infravermelhas, etc.) e de compreender as informações complementares fornecidas por cada uma das técnicas de exame, conforme a luz e/ou radiação utilizadas.
A manipulação directa dos objectos e das amostras será efectuada pelos participantes através de meios de observação tais como a loupa binocular e a radiografia X. Estes objectos e amostras serão propostos pelos formadores, mas os participantes são convidados a trazer os seus próprios objectos e a apresentar as suas próprias questões.
Um conjunto de artigos científicos e de produções audio-visuais estará à disposição dos participantes deste laboratório de modo a ilustrar promenores precisos das questões que podem ser abordadas pelas técnicas de exame ou ainda ilustrar os principios de funcionamento dessas mesmas técnicas.

Equipamento disponível além dos dossiers de obras e das produções audio-visuais :
C2RMF - lâmpada UV, espectro-visível, binocular com fotografia digital
UFMG - binocular
COPPE - radiografia X

Instrutores : Eric Laval, Sandrine Pagès-Camagna e Davi Ferreira de Oliveira
Outros instrutores: Martine Regert, Ludovic Berlot-Gurlet e Maria Filomena Guerra

Oficina 02 : Técnicas elementares e estruturais
 

Durante este laboratório os participantes poderão manipular diretamente os sistemas de fluorescênica de raios X e de espectroscopia Raman. Os participantes poderão assim apreender, além da complementaridade das análises elementares por fluorescência de raios X e das técnicas estruturais por espectrometria Raman, as vantagens e limites destas técnicas de pesquisa.
Objetos e materiais modernos de referência, mais ou menos transformados e alterados, estarão à disposição dos participantes; estes objetos e materiais simularão as diferentes questões que se colocam no domínio do patrimonio cultural. A observação à lupa binocular destes objetos e materiais antes da análise, permitirá estimar os seus estados de superfície e escolher as regiões de análise.
Para efetuar as análises os participantes deverão escolher as melhores condições experimentais, em função da questão colocada e dos materiais que constituem os objetos. Em seguida, deverão obter os espectros analíticos e tratar e interpretar estes espectros de modo a obter os dados analíticos em termos patrimoniais. Para tal, os participantes deverão buscar o apoio necessário nos textos que serão em geral de nível interdisciplinar e que serão disponibilizados especificamente para estes laboratórios.
Objetos em metal, vidro, cerâmica, mas também certas substâncias orgânicas (resinas e colorantes) e certas pedras poderão ser estudados através destas técnicas de análise elementar e estrutural. Os participantes são convidados a trazer os seus próprios objetos e a apresentar as suas próprias questões.
Um conjunto de artigos científicos e de produções audio-visuais estará à disposição dos participantes deste laboratório, de modo a mostrar pormenores precisos das questões que podem ser abordadas pelas técnicas de análise estrutural e elementar assim como ilustrar os principios de funcionamento dessas mesmas técnicas.
Certos dossiers de obras propostos permitirão compreender a diferença das informações fornecidas pelas técnicas portáteis e fixas (por exemplo, baseadas em aceleradores de particulas e espectrometros de massa) como, por exemplo, no caso dos limites de detecção das técnicas elementares para a medida de elementos majoritários ou traços.

Equipamento disponível além dos dossiers de obras e das produções audio-visuais :
C2RMF – XRF, Raman e binocular
UEL e COPPE – XRF
UFMG – binocular

Instrutores : Eric Laval, Ludovic Berlot-Gurlet, Cristiane Ferreira Calza, Carlos R. Appoloni, Paulo Sérgio Parreira e Fábio Lopes
Outros instrutores: Martine Regert, Sandrine Pagès-Camagna, Maria Filomena Guerra e Carlos R. Appoloni


Oficina 03: Métodos analíticos no estudo de arte e arqueologia: processo de decisão e estudos de caso


A oficina tratará dos princípios de escolha dos métodos analíticos cientificos que poderão ser utilizados para obtenção de informações relevantes quanto à caracterização de materiais e definição de procedimentos de conservação-restauração em obras confeccionadas por diferentes técnicas e materiais (escultura policromada, pintura de cavalete, obras em metal, obras de arte sobre papel, etc.) e com diferentes problemas, através de estudos de caso.
Serão abordadas as técnicas espectroscópicas, microscópicas (óticas e eletrônicas) e de difração, com o foco centrado no processo decisório e na natureza do problema a ser estudado, numa perspectiva interdisciplinar.

MRizzo restaurações,
PUC-SP e IQ-USP

Luiz Souza e equipe Lacicor
Laboratório de Ciência da Conservação,
EBA – UFMG

A Voltametria de Microparticulas (VMP) se caracteriza como uma técnica não invasiva, portátil e altamente seletiva para identificação de metais, ligas e seus produtos de corrosão. Na pratica uma quantidade extremamente pequena do material a analisar (< 0,1µg) é mecanicamente transferida à extremidade de um eletrodo de parafina impregnado com parafina (PIGE). Este é a seguir colocado em uma célula eletroquimica e, com o auxilio de um potenciostato, ciclos de reduçao e oxidaçao sao sucessivamente aplicados. Os picos de corrente observados durante a varredura de potencial permitem a identificaçao das espécies reagindo na superficie do eletrodo. A demonstraçao da técnica sera realizada utilizando amostras-padrão (ligas de Ag, Sn, Cu, Sn, Pb), além de outras fornecidas pelos participantes.

Virginia Costa - Conservare, França

Oficina 04: História da Arte Técnica e Documentação Científica por Imagem

A oficina evidencia a necessidade de colaboração interdisciplinar entre historiadores, conservadores-restauradores, e cientistas, pela combinação do uso de ferramentas tradicionais da história da arte (análise formal e estilística) e de técnicas de documentação científica por imagem, além de recursos de análises físicas e químicas, para a compreensão dos bens culturais no seu aspecto material, técnica de execução, e caracterização do estado de conservação. Serão utilizadas ferramentas avançadas de documentação científica por imagem, com controle de qualidade de cores e critérios de geração de dados computacionais, além de métodos da historiografia da arte, numa perspectiva interdisciplinar.

Na oficina, será utilizada uma obra do Museu de Arte Sacra de São João del Rey como objeto de estudo, e a partir dos trabalhos efetuados será gerado um dossier que conterá dados históricos da obra, materiais utilizados para sua confecção e técnica construtiva do objeto, e uma avaliação do estado de conservação do objeto, dados obtidos a partir da análise da documentação científica por imagem utilizada para estudar o objeto.

Instrutores:
Luiz Souza, Alessandra Rosado, Alexandre Leão (Lacicor – Escola de Belas Artes, UFMG)
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP

Técnicas a serem utilizadas na oficina: documentação digital em alta resolução por luz visível com gerenciamento de cores; fotografia no infravermelho; fotografia de fluorescência de ultravioleta; documentação fotográfica digital por microscopia ótica;

Equipamentos que serão utilizados e levados pela equipe:

- Documentação: Câmeras fotográficas digitais de alta resolução; sistema de iluminação para luz direta; sistema de iluminação para documentação por fotografia de fluorescência de ultravioleta e por fotografia de infravermelho; cartelas de referência cromática para geração de perfil de cor; filtros especiais para documentação fotográfica; acessórios diversos.

- Microscopia: microscópio estereoscópico com equipamento digital de captura de imagens; ferramentas para manipulação de micro-amostras; lupas estereoscópicas e acessórios.