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Programa
Domingo 25 Outubro
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15h00 - 16h00
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Inscrições
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16h00 - 17h00
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Abertura Oficial pelas Instituições
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CBPF, C2RMF, Consulado, etc.
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17h00 - 17h30
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Apresentação da Escola Temática
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17h30 - 18h00
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Apresentação dos Palestrantes
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18h00 - 19h30
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A diversidade das sociedades
pré-históricas americanas e a contribuição da ciência para o estudo
das suas características
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André Pierre Prous Poirier
Sociologia
e Antropolgia
FAFICH - UFMG, Brasil
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20h00
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Coquetel de confraternização
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2a feira 26 Outubro
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09h00 - 10h30
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Visão geral das problemáticas levantadas pelos materiais do patrimônio
cultural
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Maria Filomena Guerra
C2RMF - CNRS, França
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10h30 - 11h00
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Intervalo para café
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11h00 - 12h30
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Estrutura
da matéria e Interação
da radiação com a matéria
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Nemitala Added
IF-USP, Brasil
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12h30 - 14h00
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Almoço
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14h00
- 15h00
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Técnicas de exame: princípios
e aplicações
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Sandrine
Pagés
C2RMF, França
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15h00
- 19h00
com pausa café
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Oficinas
01 e 02
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Equipes
C2RMF, UEL, COPPE e CECOR
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3a feira 27 Outubro
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09h00 - 10h00
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Técnicas de análise elementar
e isotópica: princípios, vantagens e limites
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Márcia
Rizzutto
IF-USP, Brasil
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10h00 – 11h00
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Técnicas de análise elementar
e isotópica: exemplos de estudo
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Maria Filomena Guerra
C2RMF – CNRS, França
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11h00 – 11h30
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Intervalo para café
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11h30 – 12h30
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Técnicas de análise estrutural:
princípios, vantagens e limites
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Marcelino
José dos Anjos
COPPE - UFRJ, Brasil
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12h30 – 14h00
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Almoço
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14h00 – 18h00
com pausa café
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Oficinas
01 e 02
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Equipes
C2RMF, UEL, COPPE e CECOR
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18h00 – 20h00
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Painéis
comentados dos participantes
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4a feira 28 Outubro
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09h00-10h30
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Técnicas
de análise dos materiais orgânicos
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Martine
Regert
CEPAM – CNRS, França
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10h30–11h00
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Intervalo
para café
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11h00–12h00
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Os
materiais orgânicos arqueológicos; casos de
estudo
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Martine
Regert
CEPAM – CNRS, França
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12h30
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Tarde livre: Passeio e almoço em Tiradentes
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5a feira 29 Outubro
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09h00 - 10h00
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Alteração das obras de arte
e processos de conservação-restauração
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Luiz
Antônio Cruz Souza
CECOR – UFMG, Brasil
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10h00 - 11h30
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Casos
de estudos de conservação-restauro
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Mario Omar Fernández Reguera
Universidad Externado, Colombia
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11h30 - 12h00
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Intervalo
para café
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12h00 - 13h00
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Impacto
das metodologias nucleares em conservação
e arqueologia: Experiências do Laboratório
de Conservação e Restauro do MAE - USP
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Silvia
Cunha Lima
MAE-USP, Brasil
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13h00 - 14h30
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Almoço
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14h30 - 15h00
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Introdução às
técnicas eletroquímicas para caracterização
de artefatos metálicos
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Virginia
Costa
Conservare - França
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15h00 - 15h30
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Multi,
inter e trans disciplinaridade no exercício da preservação
do
patrimônio cultural: a interação do
restaurador com a área científica.
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Márcia
Rizzo
MRIZZO Restaurações, Brasil
PUC-SP e IQ-USP
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15h30 - 18h30
com pausa café |
Oficina 03 |
Luiz
Souza e equipe Lacicor - Laboratório
de Ciência da Conservação, EBA-UFMG
Marcia Rizzo
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP Virginia Costa
Conservare, França |
20h00
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Jantar de confraternização
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6a feira 30 Outubro
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09h00
- 10h00
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Introdução aos métodos
de datação
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Oswaldo
Baffa Filho
FFCLRP-USP, BRASIL
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10h00
- 11h00
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Datação
por 14C
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José Marcos Godoy
IRD, BRASIL
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11h00
- 11h30
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Intervalo
para café
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11h30
- 12h30
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Técnicas espectroscópicas
na caracterização de pinturas rupestres e cerâmicas:
Apresentação de casos
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JOSÉ DOMINGOS
FABRIS
DQ-UFMG, Brasil
ROSA SCORZELLI
CBPF/MCT, Brasil
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12h30
- 14h00
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Almoço
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14h00
- 17h30
com pausa café
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Oficina
04
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Luiz
Souza, Alessandra Rosado, Alexandre Leão
(Lacicor-Escola de Belas Artes, UFMG)
Marcia Rizzo
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP
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19h30 - 22h00
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Candido Portinari:do Cafezal às Nações Unidas e
Concerto da Orquestra do Curso de Música da UFSJ
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João Candido Portinari
Projeto Portinari, Brasil
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Sábado 31 Outubro
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09h00
- 10h00
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A
contribuição da arqueometria
para a pesquisa arqueológica.
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Fabíola Andréa
Silva
MAE, Brasil
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10h00
- 11h00
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Patrimonio
natural, cultural e arqueológico
do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
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DANIELA
CISNEIROS
Universidade Federal de
Pernambuco – UFPE, Brasil
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11h00
- 11h30 |
Intervalo
para café |
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11h30
- 12h30
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Aplicação da técnica
EDXRF no Brasil
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Carlos
Roberto Appoloni
LFNA-UEL, Brasil
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12h30
- 13h00 |
Avaliação
e término da Escola |
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Oficinas
Oficina
01 : Técnicas de Exame |
Os
laboratórios 01 e 02 são totalmente complementares,
os resultados obtidos no quadro destes dois laboratórios
podem ser apreendidos simultaneamente e apresentados de uma
forma geral ao conjunto dos participantes, de modo a ilustrar
a complementaridade das técnicas de exame e de análise. _______________________________________________________________________________
Este laboratório tem por finalidade a familiarização
dos participantes aos equipamentos utilizados para o exame,
de um modo não destructivo, em diferentes escalas e
com diferentes penetrações, das obras de arte,
dos objectos e dos materiais do património cultural
Pinturas, metais, cerâmicas, vidros, etc. serão
estudados, de modo a responder a questões específicas
que serão indicadas aos participantes e que tratam as
técnicas de fabricação de, entre outros,
a matéria prima, a decoração e o acabamento
dos objectos, mas também do estado da superfície,
do grau de alteração, dos problemas de conservação,
etc.
Durante este laboratório serão tratados assuntos
muito diversos sobre as pinturas de cavalete, as esculturas
conservadas em museu e os objectos arqueológicos. A
manipulação directa de certos equipamentos de
exame será aberta a todos participantes assim como o
estudo de dossiers de obras tratadas no C2RMF.
O estudo dos dossiers de obras permitirá a formação
dos participantes à interpretação de documentos
de origem muito diversificada (fotografias em várias
escalas e sob diferentes luzes, radiografias, reflectrografias
infravermelhas, etc.) e de compreender as informações
complementares fornecidas por cada uma das técnicas
de exame, conforme a luz e/ou radiação utilizadas.
A manipulação directa dos objectos e das amostras
será efectuada pelos participantes através de
meios de observação tais como a loupa binocular
e a radiografia X. Estes objectos e amostras serão propostos
pelos formadores, mas os participantes são convidados
a trazer os seus próprios objectos e a apresentar as
suas próprias questões.
Um conjunto de artigos científicos e de produções
audio-visuais estará à disposição
dos participantes deste laboratório de modo a ilustrar
promenores precisos das questões que podem ser abordadas
pelas técnicas de exame ou ainda ilustrar os principios
de funcionamento dessas mesmas técnicas.
Equipamento disponível além dos dossiers de obras
e das produções audio-visuais :
C2RMF - lâmpada UV, espectro-visível, binocular
com fotografia digital
UFMG - binocular
COPPE - radiografia X
Instrutores
: Eric Laval, Sandrine Pagès-Camagna e
Davi Ferreira de Oliveira
Outros instrutores: Martine Regert, Ludovic Berlot-Gurlet e
Maria Filomena Guerra
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Oficina
02 : Técnicas elementares e estruturais |
Durante este laboratório os participantes poderão
manipular diretamente os sistemas de fluorescênica
de raios X e de espectroscopia Raman. Os participantes poderão
assim apreender, além da complementaridade das análises
elementares por fluorescência de raios X e das técnicas
estruturais por espectrometria Raman, as vantagens e limites
destas técnicas de pesquisa.
Objetos e materiais modernos de referência, mais ou
menos transformados e alterados, estarão à disposição
dos participantes; estes objetos e materiais simularão
as diferentes questões que se colocam no domínio
do patrimonio cultural. A observação à lupa
binocular destes objetos e materiais antes da análise,
permitirá estimar os seus estados de superfície
e escolher as regiões de análise.
Para efetuar as análises os participantes deverão
escolher as melhores condições experimentais,
em função da questão colocada e dos
materiais que constituem os objetos. Em seguida, deverão
obter os espectros analíticos e tratar e interpretar
estes espectros de modo a obter os dados analíticos
em termos patrimoniais. Para tal, os participantes deverão
buscar o apoio necessário nos textos que serão
em geral de nível interdisciplinar e que serão
disponibilizados especificamente para estes laboratórios.
Objetos em metal, vidro, cerâmica, mas também
certas substâncias orgânicas (resinas e colorantes)
e certas pedras poderão ser estudados através
destas técnicas de análise elementar e estrutural.
Os participantes são convidados a trazer os seus próprios
objetos e a apresentar as suas próprias questões.
Um conjunto de artigos científicos e de produções
audio-visuais estará à disposição
dos participantes deste laboratório, de modo a mostrar
pormenores precisos das questões que podem ser abordadas
pelas técnicas de análise estrutural e elementar
assim como ilustrar os principios de funcionamento dessas
mesmas técnicas.
Certos dossiers de obras propostos permitirão compreender
a diferença das informações fornecidas
pelas técnicas portáteis e fixas (por exemplo,
baseadas em aceleradores de particulas e espectrometros de
massa) como, por exemplo, no caso dos limites de detecção
das técnicas elementares para a medida de elementos
majoritários ou traços.
Equipamento disponível além dos dossiers de
obras e das produções audio-visuais :
C2RMF – XRF, Raman e binocular
UEL e COPPE – XRF
UFMG – binocular
Instrutores
: Eric Laval, Ludovic Berlot-Gurlet, Cristiane Ferreira Calza,
Carlos R. Appoloni, Paulo Sérgio Parreira e Fábio Lopes
Outros instrutores: Martine Regert, Sandrine Pagès-Camagna,
Maria Filomena Guerra e Carlos R. Appoloni
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Oficina
03: Métodos
analíticos no estudo de arte e arqueologia: processo
de decisão e estudos de caso |
A
oficina tratará dos princípios de escolha
dos métodos analíticos cientificos que poderão
ser utilizados para obtenção de informações
relevantes quanto à caracterização de
materiais e definição de procedimentos de conservação-restauração
em obras confeccionadas por diferentes técnicas e
materiais (escultura policromada, pintura de cavalete, obras
em metal, obras de arte sobre papel, etc.) e com diferentes
problemas, através de estudos de caso.
Serão abordadas as técnicas espectroscópicas,
microscópicas (óticas e eletrônicas)
e de difração, com o foco centrado no processo
decisório e na natureza do problema a ser estudado,
numa perspectiva interdisciplinar.
MRizzo
restaurações,
PUC-SP e IQ-USP
Luiz Souza e equipe Lacicor
Laboratório
de Ciência da Conservação,
EBA – UFMG
A Voltametria
de Microparticulas (VMP) se caracteriza como uma técnica não invasiva, portátil e
altamente seletiva para identificação de metais,
ligas e seus produtos de corrosão. Na pratica uma
quantidade extremamente pequena do material a analisar (< 0,1µg) é mecanicamente
transferida à extremidade de um eletrodo de parafina
impregnado com parafina (PIGE). Este é a seguir colocado
em uma célula eletroquimica e, com o auxilio de um
potenciostato, ciclos de reduçao e oxidaçao
sao sucessivamente aplicados. Os picos de corrente observados
durante a varredura de potencial permitem a identificaçao
das espécies reagindo na superficie do eletrodo. A
demonstraçao da técnica sera realizada utilizando
amostras-padrão (ligas de Ag, Sn, Cu, Sn, Pb), além
de outras fornecidas pelos participantes.
Virginia
Costa - Conservare, França
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Oficina
04: História
da Arte Técnica e Documentação Científica
por Imagem |
A oficina evidencia a necessidade de
colaboração
interdisciplinar entre historiadores, conservadores-restauradores,
e cientistas, pela combinação do uso de ferramentas
tradicionais da história da arte (análise formal
e estilística) e de técnicas de documentação
científica por imagem, além de recursos de análises
físicas e químicas, para a compreensão dos
bens culturais no seu aspecto material, técnica de execução,
e caracterização do estado de conservação.
Serão utilizadas ferramentas avançadas de documentação
científica por imagem, com controle de qualidade de cores
e critérios de geração de dados computacionais,
além de métodos da historiografia da arte, numa
perspectiva interdisciplinar.
Na
oficina, será utilizada uma obra do Museu de Arte
Sacra de São João del Rey como objeto de estudo,
e a partir dos trabalhos efetuados será gerado um dossier
que conterá dados históricos da obra, materiais
utilizados para sua confecção e técnica
construtiva do objeto, e uma avaliação do estado
de conservação do objeto, dados obtidos a partir
da análise da documentação científica
por imagem utilizada para estudar o objeto.
Instrutores:
Luiz Souza, Alessandra Rosado, Alexandre Leão (Lacicor – Escola
de Belas Artes, UFMG)
MRizzo restaurações, PUC-SP e IQ-USP
Técnicas a serem utilizadas na oficina: documentação
digital em alta resolução por luz visível
com gerenciamento de cores; fotografia no infravermelho; fotografia
de fluorescência de ultravioleta; documentação
fotográfica digital por microscopia ótica;
Equipamentos
que serão utilizados e levados pela equipe: -
Documentação: Câmeras fotográficas
digitais de alta resolução; sistema de iluminação
para luz direta; sistema de iluminação para documentação
por fotografia de fluorescência de ultravioleta e por
fotografia de infravermelho; cartelas de referência cromática
para geração de perfil de cor; filtros especiais
para documentação fotográfica; acessórios
diversos. -
Microscopia: microscópio estereoscópico com
equipamento digital de captura de imagens; ferramentas para
manipulação de micro-amostras; lupas estereoscópicas
e acessórios.
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