Imagem

Dar uma Definição a palavra IMAGEM é uma tarefa difícil, principalmente devido a subjetividade associado a ela. Um antigo provérbio chinês já dizia: "Uma imagem contem mais de mil palavras...". Mais especificamente, e do ponto de vista da Computação Moderna podemos dizer que uma imagem contém uma imensa quantidade de informações e que um observador humano interpreta frequentemente globalmente e qualitativamente. Se falarmos mais concretamente, por exemplo do ponto de vista da Ótica, uma imagem é um conjunto de pontos que convergem num plano, mas se falarmos de forma abstrata uma imagem é um suporte para que realizemos trocas de informações. Quando aplicado a física experimental uma imagem pode representar o fenômeno estudado ou ainda ser uma organização de dados sob a forma bi-dimensional (matricial).

A imagem digital é a "materialização" de grande parte dos processos da Computação Gráfica e das Técnicas de Processamento Digital de Imagens. É também o ponto de partida da sua análise quando falamos de Visão por Computador. Podemos afirmar que a diversidade de aplicações da área de Análise de Imagens está na realidade associado ao fato desta carregar em si uma informação, e neste sentido ser comun á várias áreas.

Análise e Tratamento de Imagens

Fazer com que a analise de uma imagem se torne quantitativa e realizável por uma maquina é uma tarefa complexa. Tratar uma imagem, com o objetivo que esta seja quantitativa (para efetuarmos uma medida ou uma decisão) consiste na realidade em transforma-la sucessivamente afim de deixar mais acessível o seu conteúdo informacional. Esta transformação vai num sentido crescente do conteúdo da informação que ela carrega, começando pelo que é perto do sinal elétrico (baixo nível - grande quantidade de informação) até o que concerne uma medida ou uma decisão (o alto nível - pouca quantidade de informação). O baixo custo de sistemas de Processamento Digital de Imagens modernos e realizados por microcomputadores permitiu a área da física experimental complementar os métodos experimentais normais com métodos específicos de analise de imagem e analise de sinais.

Projeto no CBPF

Atualmente desenvolvemos no CBPF um sistema sofisticado de ánalise de imagens, baseado principalmente no Software Visilog que implementa rotinas básicas de processamento de imagens e rotinas dedicadas de análise de grãos (fibras) através de técnicas de morfologia matemática. Este projeto faz parte de um grande projeto de pesquisas em novos materiais magnéticos e com grandes aplicações tecnológicas.

Última Modificação: