Proposta de suporte para a rede FOCUS
O suporte à rede FOCUS pode ser segmentado em duas categorias- Distribuição da informação pela rede
- Manutenção/Inclusão dos computadores pessoais dos usuários
Distribuição da informação pela rede
Para essa função seria contactado o mesmo funcionário que já vem realizando a manutenção do cluster do Martin. Ele ficaria encarregado de manter a focus1 configurada, incluindo nela novos computadores ou corrigindo problemas do NIS (servidor utilizado pela rede FOCUS). Manter operando as máquinas focus100 e focus101.O que falta:
- Patricia precisa passar para o Fernando as "receitas" que o Javier lhe enviou. Principalmente, a que descreve o que deve ser feito para configurar o NIS.
- Com as informações compiladas, Fernando entrará em contato com o especialista em rede indicado pelo Marcelo do CAT.
Manutenção/Inclusão dos computadores pessoais do usuários
Foi sugerido que cada usuário fosse resposável pela manutenção de seu computador pessoal. Para isso será criada uma página com o passo-a-passo de como instalar o sistema operacional e os programas padrão de um computador focus. Essa medida implica em:- Utilizarmos um mesmo padrão de senha da conta root para todos os computadores.
- Todos os computadores da rede FOCUS terão o mesmo sistema operacional (Ubuntu 12).
- Somente uma conta local por computador que será espelhada na rede.
Deixando de existir por exemplo na focus6, a conta jussara (NIS) e a jussara_local (conta local).
- Vantagem: Todos os computadores serão desta forma independentes, possibilitando os usuários trabalhar em seus computadores mesmo se perder a rede.
- Desvantagem: Se o seu computador desligar (por corte de luz, por exemplo), você não terá acesso remoto ao seu \home.
- Todos os usuários tem acesso a área /scratch#1 dos computadores conectados na rede FOCUS através de SSH.
- Ao conectar a outra máquina, o diretório /home do usuário é espelhado, possibilitando que o usuário continue a trabalhar como se estivesse em sua máquina.
- Um computador para que o Fernando possa instalar o Ubuntu 10 e depois instalar por cima o Ubuntu 12 sem perder os dados do /home e /scratch. Item fundamental, para que ele possa criar a página com o passo-a-passo do que fazer.
- Um técnico em informática (não precisa ser especialista em rede) que possa replicar esse passo-a-passo em todos os computadores dos usuários da rede FOCUS uma primeira vez.