Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador do CBPF e diplomata publicam texto na Folha sobre o espaço

  • Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h09
  • Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h09
  • Acessos: 720

Ulisses Barres de Almeida, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), e o diplomata André João Rypl, especializado em política espacial, publicaram ontem (05/07) na seção ‘Tendências e Debates’, do jornal diário Folha de S. Paulo, artigo no qual defendem “maior diálogo entre atores globais” da área espacial, cuja economia hoje “é estimada em mais de US$ 300 bilhões, dos quais 70% estão associados ao setor privado”.

O artigo foi motivado pela UNISPACE+50 ‒ Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Exploração e os Usos Pacíficos do Espaço ‒ realizada em Viena, nesta semana, e da qual os dois signatários participaram. Um dos objetivos do encontro ‒ que reuniu cientistas, diplomatas, políticos, ONGs e especialistas de todo o mundo ‒ foi discutir formas de “fortalecer a cooperação internacional e garantir a sustentabilidade das atividades espaciais”.

“Em parceria com a Itália, o Brasil se lançará na promoção e desenvolvimento da Iniciativa Open Universe, visando expandir a acessibilidade a dados de ciências espaciais, contribuindo assim para a democratização dos benefícios da exploração espacial e o desenvolvimento igualitário das nações”, escreveram Rypl e Almeida.

Ano que vem, o Brasil presidirá o Comitê da ONU para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior (Copuos), o principal fórum para a promoção da cooperação internacional nessa área. 

 

Mais informações:

Artigo: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/07/andre-joao-rypl-e-ulisses-barres-de-almeida-unispace50-e-o-interesse-do-brasil-nas-atividades-espaciais.shtml

registrado em:
Fim do conteúdo da página