Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

LITMec produz câmaras de proteção

  • Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h58
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h49
  • Acessos: 695

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), por meio de seu Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Mecânica (LITMec), desenvolveu uma câmara de proteção para pacientes com quadros graves de covid-19.

O equipamento, voltado para a chamada ventilação não invasiva (VNI), tem um sistema de exaustão dotado de filtros bacterianos conectados a bocas de sucção. O objetivo da câmara é proteger o ambiente onde o paciente está submetido à VNI, além de evitar que a equipe médica também se contamine, o que é feito com a sucção dos aerossóis gerados no interior do Aeroclean – como o equipamento foi batizado.

O projeto é coordenado pelo engenheiro e tecnologista pleno do CBPF Rodrigo Felix de Araújo Cardoso, em colaboração com o engenheiro e atual mestrando do CBPF Luís Miguel Domingues Mendes, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Portugal), bem como com o professor Carlos Elias e o professor militar Jacy Montenegro Magalhães Neto, ambos do Instituto Militar do Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ).

 

Figura 1. Militar do IME serve como modelo para demonstrar o Aeroclean

(Crédito: LITMec/Divulgação)

 

Produção

As câmaras estão sendo fabricadas no LITMec, com recursos do IME, e cinco delas serão usadas pelo Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo Cardoso, o Hospital Municipal Rocha Maia – nas cercanias do CBPF – vai comprar material para produção de mais 10 câmaras. “E ainda existe a possibilidade de fabricação do Aeroclean para o Hospital Pedro Ernesto, também na cidade do Rio de Janeiro”, completa o tecnologista pleno do CBPF.

Também participam do projeto os engenheiros mecânicos Krystal Brant Oliveira e Luiz Eduardo Bastos Mendes, bem como Bruno Rangel da Silva, técnico e estudante de engenharia mecânica – todos bolsistas do Programa de Capacitação Institucional do CBPF.

“Desde o início da pandemia, o LITMec viu a necessidade de fazer algo para ajudar as pessoas com relação ao combate à covid-19. Inspirados por reportagens sobre câmaras de proteção para evitar que pacientes sejam entubados, resolvemos tomar a iniciativa de desenvolver e fabricar o Aeroclean”. 

No esforço contra a pandemia, o LITMec também produziu máscaras faciais (face shields) por meio da impressão 3D e, no momento, está desenvolvendo ventiladores emergenciais, como relataram reportagens do portal do CBPF (ver ‘Mais informações’)

 

Carla Lustoza

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

LITMec: http://mesonpi.cat.cbpf.br/litmecmult

LITMec no Instagramhttps://www.instagram.com/litmec_cbpf/

SOS3DCOVID19https://www.sos3dcovid19.com.br/

Protótipo de ventiladorhttp://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-ja-tem-seu-prototipo-de-ventilador

Máscaras faciais: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/litmec-entrega-1-650-mascaras-faciais

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página