Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançada pedra fundamental das novas instalações para o IMPA, no bairro do Horto

  • Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 18h04
  • Última atualização em Sábado, 31 de Março de 2018, 08h47
  • Acessos: 904

Foi lançada hoje (23/03), no Rio de Janeiro (RJ), a pedra fundamental das novas instalações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A cerimônia ocorreu com a presença de pesquisadores, empresários dos meios de comunicação, políticos e governantes.

O terreno ‒ com cerca de 250 mil m2 ‒ foi doado pela família Marinho, representada na cerimônia por Roberto Irineu Marinho, presidente do conselho de administração do Grupo Globo. Muito arborizada, a área tem entrada pela rua Barão de Oliveira Castro, número 60, no bairro do Horto, no Rio de Janeiro (RJ), nas proximidades da atual sede do IMPA.

Marcou a solenidade -- que ocorreu no próprio terreno -- uma placa com os dizeres “O IMPA agradece o apoio do poder público e de seus doadores da iniciativa privada na ocasião do lançamento da Pedra Fundamentos deste novo campus”.

Segundo a página do instituto, as obras deverão começar até outubro deste ano, e a expansão está orçada em cerca de R$ 100 milhões, verba financiada por meio do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com projeto premiado por minimizar o impacto ambiental, a inauguração está prevista para 2021. A área edifica será de aproximadamente 8 mil m2.

 

Presentes

Da parte do IMPA, estiverem presentes, entre outros, os matemáticos Marcelo Viana, diretor, e Claudio Landim, diretor adjunto.

A Academia Brasileira de Ciências foi representada por seu presidente, Luiz Davidovich. Participaram da cerimônia o deputado federal Celso Pansera (PT-RJ); César Benjamim, secretário de Educação do município do Rio de Janeiro; Elton Zacharias, secretário executivo do MCTIC; Maria Cristina Perez, chefe do Núcleo de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento das Organizações Sociais do MEC; Marcelo Morales, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Também presenciaram o lançamento diretores de outras unidades de pesquisa do MCTIC: Ronald Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; Anelise Pacheco, do Museu de Astronomia e Ciências Afins; Fernando Lins, do Centro de Tecnologia Mineral; Augusto Gadelha, do Laboratório Nacional de Computação Científica; e João dos Anjos, do Observatório Nacional.

 

A partir da esquerda, sentido horário, Anelise Pacheco, Marcelo Viana, Ronald Shellard, Claudio Landim,

Augusto Gadelha, João dos Anjos, Maria Cristina Perez, Luiz Davidovich e Fernando Lins

(Crédito: Divulgação)

 

Mais informações:

https://impa.br/page-noticias/impa-lanca-pedra-fundamental-de-seu-novo-campus/

registrado em:
Fim do conteúdo da página