Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF tem ‘pós-doc nota 10’ e evento aprovados

  • Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h34
  • Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h34
  • Acessos: 182

O pós-doutorando Jonathas Rafael de Jesus, orientado por Eduardo Matzenbacher Bittar, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), teve aprovada bolsa do ‘Programa Pós-Doutorado Nota 10’, da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O tema da pesquisa de Jesus está relacionado ao estudo do fenômeno ‘vidros de spin’ em minerais conhecidos como perovskitas, cuja composição química, complexa, é formada por vários elementos químicos – no caso, bário, cálcio, estrôncio, cobalto, manganês e oxigênio, entre outros.

 

Evento

A pesquisadora emérita do CBPF Elisa Maria Baggio Saitovitch teve auxílio aprovado pela Faperj para o evento ‘Elétrons fortemente correlacionados na era do emaranhamento: 8th I2CAM/Faperj School’.

O I2CAM é sigla (em inglês) para Instituto Internacional para a Matéria Adaptativa Complexa, na qual ocorre o fenômeno da emergência – por exemplo, a supercondutividade, em que há condução de corrente elétrica sem dissipação de calor.

 

Mais informações:

Bolsa: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_PDR10__listagem_para_o_site.pdf

Evento: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_Eventos_2019.2.pdf

I2CAM: http://icam-i2cam.org

registrado em:
Fim do conteúdo da página