Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A guerra oculta do Brasil: os desafios da segurança pública no século 21

General Marco Aurélio Costa Vieira

Ex-diretor executivo de operações dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e atual consultor de segurança pública no Brasil e exterior

 

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 06 de novembro de 2018 (terça-feira)

Horário: 16h

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

 

Resumo:

A atual situação da segurança pública no Brasil, um olhar sobre as causas de sua crise, a análise estratégica de seus indicadores ‒ sob o enfoque das novas ameaças ‒ e a projeção dos possíveis futuros.

 

BREVE CV: 

Graduado como oficial de artilharia, é mestre e doutor em ciências militares. Tem ainda os cursos de educação física, combatente paraquedista, mestre de salto, operações na selva (categoria A) e mergulho autônomo.

Entre as diversas funções que exerceu como oficial superior, destacam-se as de Adido de Defesa e do Exército junto ao Reino da Espanha, em Madrid, e Inspetor Geral das Polícias Militares, em Brasília. Como general, foi comandante da Brigada de Operações Especiais, em Goiânia (GO); comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ); e comandante da 12ª Região Militar, em Manaus (AM).

Já na reserva, foi diretor executivo de operações dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, tendo sido o responsável também por todas as competições que se realizaram fora do Rio de Janeiro ‒ inclusive pelo planejamento e pela execução do ‘Revezamento da Tocha Olímpica’, desde Olímpia (Grécia).

É atualmente consultor de segurança de diversos municípios brasileiros. Entre eles, Duque de Caxias (RJ), Vitória, Serra e Cariacica (ES) e Betim (MG), além das cidades de Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia).

 

Mais informações sobre o palestrante:

Entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=C2OxXE1q3gA&feature=youtu.be

registrado em:
Fim do conteúdo da página