Moção de Apoio a FUMDHAM


As cientistas reunidas na Conferência Mulheres Latino-Americanas nas Ciências Exatas e da Vida manifestam sua preocupação com as notícias de assentamentos promovidos pelo INCRA na faixa limítrofe do Parque Nacional Serra da Capivara. A preservação do patrimônio cultural e natural requer que se evitem os constantes desmatamentos realizados na região, para que incêndios, como os ocorridos em 1986, 1989, 1992 e 1998 sejam evitados. Ademais, o verdadeiro caráter desses assentamentos não foi devidamente tornado público.


Manifestamos nosso apoio ao modelo proposto pela FUMDHAM, baseado na busca de um maior equilíbrio ambiental, do desenvolvimento sustentável, e que pode gerar uma real melhoria nas condições de vida da população pobre da região, com boas escolas e plantio das espécies adequadas às características do local. Isso certamente contribuirá para elevar o nível sócio-econômico, sem dilapidar o patrimônio cultural, cuja conservação é responsabilidade do Brasil.


Manifestamos total apoio à Profa. Niède Guidon e demais colegas da diretoria da FUMDHAM, na sua luta incansável pelo Parque Serra da Capivara, onde está registrada parte de nossa pré-história. Não podemos permitir que venha a ser destruído.